Cadaval investe quase dois milhões na execução de circuitos pedonais

A Câmara do Cadaval, no distrito de Lisboa, está a investir cerca de dois milhões de euros na execução de circuitos pedonais no concelho.

“Como o primeiro circuito que executámos [Cadaval/Casal Cabreiro] tem muita utilização, e as pessoas procuram estes circuitos e estão a caminhar mais, estamos a criar condições para criar outros circuitos”, afirmou José Bernardo Nunes à agência Lusa.

A autarquia adjudicou e prepara-se para iniciar a construção, durante 90 dias, dos circuitos Figueiros/Alguber, no valor de 292 mil euros, Sobrena/Peral, de 385 mil euros, Dagorda/Vermelha, de 269 mil euros, Painho/Boiça do Louro/Figueiros, de 229 mil euros, e Vilar/Pereiro, de 259 mil euros.

Em execução, também com um prazo de 90 dias, estão os circuitos Vermelha/Cadaval/Alto do Bacalhau, que representa um investimento de 211 mil euros, e Cercal/Cadaval, passando por Chão de Sapo, Casal Cabreiro e Casais do Montejunto, investimento de 335 mil euros.

Em fevereiro, foi aprovada a candidatura a 85 por cento a fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020, para a segunda fase do projeto de Mobilidade Urbana Sustentável, no valor de 1,7 milhões de euros. O financiamento vai permitir executar mais de dez quilómetros de percursos pedonais.

A segunda fase, correspondente aos circuitos que vão começar a ser construídos, vai permitir expandir a rede de circuitos pedonais e ligar as sedes de freguesia e os aglomerados urbanos de maior dimensão.

O projeto visa também criar circuitos pedonais adequados, promovendo a deslocação pedonal para os pequenos trajetos do dia-a-dia e aumentando, assim, a sustentabilidade dos trajetos curtos e a qualificação da mobilidade em meio urbano.

Da segunda fase fazem ainda parte as redes pedonais nos aglomerados urbanos de Alguber, Dagorda, Sobrena (Bairro da Quinta de St.º António) e Vilar, e a beneficiação dos percursos pedonais na vila do Cadaval.

A primeira fase integra os circuitos Chão do Sapo/Casal Cabreiro/Casais de Montejunto, Cadaval/Alto do Bacalhau e na vila do Cadaval, um investimento total de 721 mil euros, também financiado a 85 por cento por fundos comunitários.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.