Braga transforma antiga fábrica Confiança em residência por 25ME

A Câmara de Braga vai lançar a concurso público, por 25,5 milhões de euros, o projeto e a construção de uma residência universitária com cerca de 700 camas na antiga fábrica de sabonetes Confiança.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, adiantou que a residência deverá estar pronta em finais de 2024. O lançamento do concurso público será votado na reunião do executivo agendada para 9 de janeiro.

A obra vai decorrer ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a futura residência será gerida pela Universidade do Minho.

A fábrica Confiança foi inaugurada em 1921, tendo produzido perfumes e sabonetes até 2005. Em 2012, foi adquirida pela câmara, então presidida por Mesquita Machado, por 3,6 milhões de euros.

Chegou a ser aberto um concurso de ideias para o edifício, mas, entretanto, em 2013 a câmara mudou de mãos e em setembro de 2018 a nova maioria votou pela venda, alegando que, por falta de fundos disponíveis para a reabilitação, o edifício se apresentava em “estado de degradação visível e progressiva”.

A câmara promoveu duas hastas públicas para tentar alienar o imóvel, pelo preço base de 3,6 milhões de euros, mas não apareceu nenhum interessado. Por isso, a Câmara optou pela transformação do edifício em residência universitária, aproveitando os fundos do PRR.

Para o atual presidente do município, Ricardo Rio, este é “um projeto de referência para o futuro do concelho de Braga”, que vai “acorrer a muitos objetivos e muitas necessidades do concelho, em particular a disponibilização de mais camas a estudantes universitários”.

O autarca acrescentou que, paralelamente, a intervenção “vai garantir a salvaguarda da dimensão patrimonial do edifício e criar novas dinâmicas de interação com a envolvente”, com a regeneração daquela zona.

“É uma grande mais-valia, por que se trata de um eixo central de ligação entre a universidade e o centro da cidade”, considerou.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.