Bairro das Condominhas no Porto vai ser reabilitado

Foi lançado o concurso público para a realização de obras de reabilitação exterior de oito blocos da Urbanização das Condominhas, no Porto, no valor de 1.751.885 milhões de euros.

A Urbanização das Condominhas foi construída em 1998 pelo município, que vendeu uma parte dos fogos para habitação a custos controlados, destinando a outra parte a habitação social.

Segundo a Câmara do Porto, por volta do ano 2000 foram detetados “erros de construção” no bairro, que foram sendo alvo de reparações, mas não resolveram as anomalias existentes.

O assunto foi retomado há alguns anos pelo então vereador do pelouro da Habitação, Manuel Pizarro, que levou a conhecimento do executivo um resumo do problema, assinalando que a Câmara deveria assumir as responsabilidades, porque as anomalias de construção não tinham ficado resolvidas.

Quando o atual vereador, Fernando Paulo, assumiu a presidência da Domus Social (empresa municipal) e a pasta do Pelouro da Habitação e Coesão Social, deu continuidade ao processo, que, segundo afirmou na reunião do executivo em que as obras foram aprovadas, foi alvo de “um trabalho muito intenso” com os condomínios durante quase três anos.

O objetivo foi acertar posições, relativamente à correção das patologias estruturais que fossem da responsabilidade do município e atendendo também ao desgaste natural das habitações, ao fim de duas décadas.

Com o auxílio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que elaborou um projeto onde as anomalias severas e todas as outras resultantes da passagem do tempo foram identificadas, o município apresentou um orçamento global para a obra, no valor de 1.751.885 euros.

Encetadas todas as conversações, Câmara e moradores do bairro das Condominhas fecharam acordo na seguinte proporção de encargos: 1,4 milhões de euros investidos pela autarquia e cerca de 350 mil euros pelos condóminos.

As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 4 de março e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 66 dias a partir dessa data. O prazo de execução do contrato é de 1140 dias e o critério de adjudicação é o custo.

Consulte o anúncio em  https://dre.pt/application/conteudo/156252101

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.