Uma visão integrada da avaliação da vulnerabilidade e risco sísmico de estruturas críticas

A Engenharia Sísmica no LNEC

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil tem uma longa experiência na área da Engenharia Sísmica, sendo uma das instituições de referência, a nível europeu, em todos os campos desta área das Ciências da Engenharia.

A investigação europeia em Engenharia Sísmica teve início no final da década de 1950, tendo sido o LNEC, na pessoa do Engenheiro Júlio Ferry Borges, o seu principal impulsionador. Desde então, assistiu-se ao estudo dos diferentes aspetos da fenomenologia ligada à caracterização da ação sísmica, ao comportamento das estruturas sujeitas à ação dos sismos e à fiabilidade estrutural, com forte influência dos trabalhos e liderança dos Engenheiros Jervis Pereira, Artur Ravara, Ricardo Teixeira Duarte, Carlos Sousa Oliveira ou Eduardo Cansado Carvalho, entre outros. Os resultados desse trabalho podem ser ilustrados pelas mais de 50 teses de mestrado e doutoramento nos diferentes domínios da Engenharia Sísmica desenvolvidas no NESDE nas três últimas décadas, e por mais de uma centena de investigadores visitantes, nacionais e estrangeiros, em estágios de curta ou longa duração. Nestes inclui-se o recentemente falecido ícone da Engenharia Sísmica, Nigel Priestley, que num período de um ano no LNEC estabeleceu as bases para o desenvolvimento do seu trabalho em Engenharia Sísmica, deixando ao mesmo tempo a sua marca em áreas como a identificação dinâmica de edifícios e a modelação numérica não linear de estruturas.

No campo experimental, o LNEC dispõe de uma instalação de ensaios sísmicos de excelência, facto a que não é alheia a grande vocação do LNEC para a investigação experimental, em todas as áreas ligadas à Engenharia Civil. Esta instalação foi integrada, desde 1995, nas Grandes Instalações Europeias de Investigação. Para além da excelência da instalação enquanto integração de importantes recursos materiais, é de salientar a interdisciplinaridade da equipa responsável pela conceção e preparação dos programas experimentais, pela complexa operação da instalação e pela análise e interpretação dos resultados, dispondo, para tal, de especialistas em todos os campos da Engenharia Sísmica, em estreita colaboração com especialistas de Instrumentação Científica.

Dessa forma, o LNEC tem estado envolvido, a nível europeu e nacional, em diversas atividades conjuntas de I&D&I, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de importantes estudos e contribuído para o conhecimento europeu em domínios chave da Engenharia Sísmica. A atividade continuada de investigação em cooperação permitiu o estabelecimento e a consolidação de laços significativos com a maior parte das instituições europeias e nacionais de investigação em Engenharia Sísmica. A atividade do LNEC nesta área tem sido desenvolvida em conjunto com o meio científico nacional, sendo frutuosa a colaboração com as várias Universidades Portuguesas e a interligação atingida para a disseminação do conhecimento em Engenharia Sísmica.

Por outro lado, a preparação da regulamentação sísmica em Portugal, que data da década de 1960, tem sido da responsabilidade do LNEC, que tem também coordenado a contribuição portuguesa para o Eurocódigo 8 (EC8) relativo ao projeto sísmico de estruturas, e que assegura o secretariado técnico europeu do EC8.

No âmbito da avaliação do risco sísmico, o LNEC tem tido um papel fundamental a nível nacional, assumindo a liderança da investigação científica nas matérias relacionadas com a perigosidade sísmica, a caracterização da ação sísmica, a avaliação do risco, e o desenvolvimento de estratégias para redução da vulnerabilidade sísmica. Foi há já quase duas décadas que o LNEC produziu um simulador integrado de cenários sísmicos, desenvolvido em plataformas SIG, com algoritmos inovadores a nível europeu, para dar resposta à necessidade da Proteção Civil de ter uma ferramenta computacional que permitisse realizar um planeamento de emergência credível e bem fundamentado.

O LNEC tem também, desde sempre, desenvolvido uma visão holística da avaliação da vulnerabilidade e risco sísmico de estruturas que incluem as vertentes da caracterização experimental do seu comportamento, a modelação numérica avançada e a descrição probabilística dos fenómenos envolvidos.

António A. Correia, Alexandra Carvalho, Paulo X. Candeias, Alfredo Campos Costa

Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas (NESDE)

LNEC

Artigo publicado na edição nº91 da CM

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.