“Autopista Urbana Siervo de la Nación” – conceção de viadutos na Cidade do México em zonas lacustres e de elevada atividade sísmica

A “Autopista Urbana Siervo de la Nación” (AUSN) é uma autoestrada portajada localizada na Cidade do México e está atualmente em operação, desde finais de 2022. Neste momento está em curso o prolongamento da autoestrada para norte, numa extensão adicional de 6,5 Kms.

O trecho de autoestrada em operação, que conta com uma extensão de 14,5Km e quatro vias divididas em duas faixas de rodagem (secção tipo A4), materializa um novo eixo rodoviário rápido e seguro, numa zona de tráfego frequentemente congestionado. O corredor disponível para a construção da nova infraestrutura apresentava vários constrangimentos altamente restritivos que conduziram à elevação da rasante viária suportada em viaduto ao longo de aproximadamente 90 % do comprimento total da AUSN.

O cenário geotécnico único que caracteriza a zona lacustre do Vale do México, com os conhecidos fenómenos de assentamento regional, em conjunto com as características peculiares que definem a ação sísmica nas áreas “lacustres” da cidade, associada a elevada amplificação da resposta estrutural e baixo amortecimento, conduziram à conceção de soluções estruturais complexas e cálculos exigentes, em especial ao nível das fundações.

A otimização do comportamento estrutural face aos referidos fenómenos e a minimização dos custos globais durante todo o “life-cycle” da infraestrutura foram os principais objetivos que caraterizaram este projeto.

Desde o início, a “Autopista Urbana Siervo de la Nación”, AUSN, foi um desafio notável para todas as entidades envolvidas: promotores, empreiteiros e projetistas. (...)

Por António Campos e Matos, José Luís Barbosa, Mário Durão e Ricardo Leite, GEG, Porto

Artigo completo na Construção Magazine nº113 jan/fev 2023, dedicada ao tema 'Segurança sísmica em infraestruturas críticas'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.