Argamassas de cal aplicadas em suportes tradicionais

As argamassas possuem não somente a função de aglomerar os elementos constituintes das paredes, mas também e principalmente a função de proteção das mesmas. São as argamassas de revestimento que desempenham esta função de proteção e a elas estão associadas as manifestações patológicas mais comuns que afetam não só as propriedades e a durabilidade dos suportes, como também o conforto e a salubridade das edificações, sendo responsáveis por uma fração significativa dos gastos com reabilitação.

Nas últimas décadas tem-se observado uma tendência crescente pela reabilitação dos edifícios antigos em detrimento da sua demolição, não só por razões económicas, mas também por razões ecológicas, pela tomada de consciência da limitação de recursos disponíveis.

Na reabilitação de argamassas de revestimento de edifícios antigos a preferência deve ser a utilização de argamassas à base de cal, por possuírem propriedades como baixa resistência mecânica, alta plasticidade e permeabilidade ao vapor de água - que são compatíveis com os suportes, além de harmonizarem esteticamente com as alvenarias tradicionais.

Após aplicação nos suportes, as argamassas têm as suas propriedades alteradas devido à interação com os mesmos, o que torna imprescindível o conhecimento do comportamento das argamassas em serviço.

O objetivo principal da investigação que se apresenta foi avaliar como as propriedades dos suportes interferem no comportamento das argamassas de cal aplicadas, contribuindo, assim, para melhorar os conhecimentos necessários para intervenções em construções antigas, garantindo a compatibilidade de elementos antigos e novos, com durabilidade satisfatória. (...)

Em colaboração com Kátia Soares, Universidade de Coimbra, e Isabel Torres, ADAI-LAETA, Universidade de Coimbra, Itecons

Artigo completo na Construção Magazine nº106 nov/dez 2021, dedicada ao tema 'Argamassas e soluções térmicas de isolamento'

Inês Flores-Colen

Engenheira civil

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.