Amorim Cork Flooring apresenta portfolio 100% livre de PVCs

Fotografia: Amorim Cork Flooring

A Amorim Cork Flooring apresentou, em 2024, toda a sua oferta de produtos cem por cento livre de PVCs, com o objetivo de se tornar uma empresa totalmente “verde”, tendo antecipado os seus objetivos estratégicos definidos para 2025.

“As emissões de carbono na indústria da construção representam cerca de 40por cento das emissões globais. Face a esta brutal realidade, delineamos, há três três anos, o objetivo claro de eliminar a utilização de PVC em todos os nossos produtos até 2025. Graças a um esforço e um compromisso de toda a empresa, é possível atingir este objetivo em janeiro de 2024”, disse o CEO da Amorim Cork Flooring, Fernando Melo, citado em comunicado.

A estratégia da Amorim Cork Flooring assentou na substituição das gamas que ainda utilizavam PVCs por novos produtos com base na tecnologia de impressão digital.

Segundo a empresa, foram investidos cerca de dez milhões de euros na aquisição de uma nova linha de impressão digital que, além do realismo da imagem impressa (diretamente sobre cortiça), consegue replicar a textura dos visuais, sejam estes de madeira ou de pedra.

Assim nasceu a marca Wicanders Wise, que agrega as duas marcas existentes, num movimento de fusão entre o conforto e performance da Wicanders e a sustentabilidade da Amorim Wise.

A Amorim Cork Flooring apresentou também o seu mais recente produto, o Bionatural, resultado de quatro anos de I&D. Trata-se de um produto feito à base de cortiça e materiais naturais e reciclados, com um core cem por cento natural, cem por cento vegetal e cem por cento livre de plásticos fósseis.

Com um conteúdo reciclável acima de 95 por cento, é composto por materiais como a cortiça, o desperdício da cana-de-açúcar, óleo de soja e resíduos de fibras de madeira. O Bionatural está disponível em visual cortiça natural e em visuais de madeira ou pedra com recurso à nova tecnologia de impressão digital.

“Sentimos o dever de proporcionar aos nossos clientes mais do que uma oferta livre de PVCs, um produto natural, à base de cortiça, que não tem componentes de origem fóssil e que apresenta a resistência equivalente a produtos sintéticos”, reforçou Fernando Melo.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.