Albufeira vai construir 40 fogos de habitação social

O Município de Albufeira lançou um concurso público que visa a empreitada de construção de 40 fogos de habitação social, na freguesia de Paderne. O concurso tem o valor base de 3.898.000 euros.

Em comunicado, a autarquia indica que a empreitada faz parte da sua política habitacional, “que incluiu um conjunto mais vasto de medidas, nomeadamente a construção de habitações a custos controlados, aquisição de terrenos para construção, aquisição de apartamentos para arrendamento a custos acessíveis, programas de renda condicionada e arrendamento jovem, entre outro tipo de apoios, que visam mitigar o problema habitacional existente no concelho”.

O presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, citado no comunicado, afirmou que, além dos 40 fogos a construir em Paderne, está prevista a construção de mais 70 em Fontainhas (Ferreiras), dois blocos com 28 fogos na Rua Samora Barros e 26 fogos junto ao Mercado Municipal dos Caliços, em Albufeira, estando previsto o início das obras até ao final do ano.

“Há uma enorme dificuldade em arrendar casa em Albufeira, sobretudo a preços compatíveis com os rendimentos das famílias e dos jovens que pretendem iniciar o seu projeto de vida, situação que dificulta, também, a fixação de profissionais em várias áreas de atividade, nomeadamente no turismo, educação, saúde e construção civil, entre outras”, explicou o presidente.

José Carlos Rolo assegura que a habitação “é uma das principais prioridades do município, que recorre a diversos instrumentos para mitigar o problema”.

De acordo com os dados avançados, a autarquia está a apoiar 290 agregados familiares através de subsídios ao arrendamento, cuja comparticipação pode chegar aos 60 por cento do valor total das rendas, num investimento anual de cerca de 500 mil euros.

“A autarquia desenvolve esforços no sentido de encontrar habitações prontas ou em condições de serem reabilitadas para arrendamento a preços acessíveis, bem como no que respeita à aquisição de terrenos para construção de novas habitações”, lê-se no documento.

Para o presidente da Câmara de Albufeira, o problema da habitação “deve ser encarado como uma prioridade, uma vez que condiciona a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento da economia”.

As candidaturas ao concurso público que visa a construção dos 40 fogos em Paderne podem ser apresentadas até 9 de setembro e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 66 dias a contar dessa data. O prazo de execução do contrato prazo é de 390 dias e o critério de adjudicação é a relação qualidade/preço.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/141209948

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.