Abertas candidaturas ao Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira

As candidaturas ao à sétima edição do PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira já podem ser apresentadas até 29 de junho, cuja cerimónia de entrega decorrerá na cidade de Matosinhos.

Podem candidatar-se ao PNAM’23 obras com carácter permanente realizadas em território nacional (continente e ilhas) que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura, que tenham sido concluídas entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2022, e que sejam da autoria de arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitectos.

O PNAM, além da componente monetária no valor de dez mil euros para o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2023 – Grupo VICAIMA, inclui um trofeu projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira e tem merecido o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Nesta edição, além da atribuição do primeiro prémio, serão destacados, com menções honrosas, uma obra enquadrada numa lógica de sustentabilidade e economia circular e uma outra que revele uma incorporação significativa e inovadora de derivados de madeira, qualidade estrutural da obra.

“Desde a sua origem que a cerimónia de entrega do PNAM é itinerante, sendo realizada em espaços emblemáticos de diversas cidades em Portugal, privilegiando aquelas onde existe Escola de Arquitetura. A presente edição será realizada na belíssima cidade de Matosinhos, com o apoio da Autarquia e da Casa da Arquitectura, por se tratar de uma cidade com um enorme compromisso com a Arquitetura e onde estão algumas das obras mais emblemáticas do arquiteto Siza Vieira, que desde sempre tem apoiado o PNAM”, lê-se na página online do prémio.

O Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações.

O PNAM é um prémio bienal e é organizado pela AIMMP – Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal, com a parceria e apoio da Ordem dos Arquitectos e da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.