Workshop internacional sobre construção em madeira em Coimbra

Fotografia: SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta_Facebook

O SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta e a Universidade de Coimbra estão a promover o workshop “TimberWorQs – Workshop de Construção em Madeira: Arquitetura, Engenharia e Sustentabilidade”.

O evento irá decorrer nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024 nas instalações do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

O workshop tem como principais públicos-alvo todos os intervenientes do setor da construção em madeira, desde os produtores, arquitetos, engenheiros, consultores, construtores, fiscalizadores, investigadores, entre outros.

“Pretende posicionar-se como um momento de partilha de experiências e de networking entre estes diversos players assim como dar a possibilidade aos estudantes para aprofundarem o seu conhecimento sobre o setor”, lê-se em comunicado enviado à redação.

O coordenador do Departamento de Serviços e Investigador do SerQ, André Dias, sublinhou os objetivos deste evento: “promover o uso da madeira na construção; dar a conhecer o trabalho desenvolvido por especialistas, de renome nacional e internacional, sobre a utilização da madeira no setor da construção; e potenciar a partilha de experiências entre os vários players do setor da construção em madeira”.

O workshop “TimberWorQs – Workshop de Construção em Madeira: Arquitetura, Engenharia e Sustentabilidade contará com oradores nacionais e internacionais, com experiência nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Sustentabilidade na Construção em Madeira, para falarem sobre a sua experiência e sobre as suas perspetivas de futuro para o setor.

Serão ainda apresentadas várias obras nacionais e internacionais de construções em madeira, bem como produtos e tecnologias inovadoras existentes no mercado.

No primeiro dia do workshop destacam-se as intervenções do arquiteto Carlos Castanheira, que apresentará a sua visão sobre a Arquitetura em Madeira e do professor Jan-Willem G., em representação da Universidade Técnica de Munique, que descreverá a sua experiência sobre a Classificação de Madeira Serrada.

No segundo dia, destacam-se as apresentações do doutor Manuel Touzas da CIS-MADERA, subordinado à temática da Durabilidade e Design Construtivo, e do professor José Silvestre do Instituto Superior Técnico, dedicada às Declarações Ambientais de Produto na Demonstração da Sustentabilidade da Construção em Madeira.

No decurso do evento serão dinamizados diversos momentos de networking assim como diversos espaços de divulgação das empresas e entidades patrocinadoras.

Este evento conta com a parceria da Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Arquitetos, LNEC, AIMMP, ISISE, ACIV e Cluster Habitat Sustentável.

As inscrições podem ser efetuadas através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.