Webinar sobre contaminação de solos e águas em áreas mineiras

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil está a organizar, juntamente com a Ordem dos Engenheiros, a Sociedade Portuguesa de Geotecnia e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o webinar “Contaminação de solos e águas em áreas mineiras”.

O evento vai realizar-se em duas partes, a primeira no dia 22 de janeiro, que abordará os problemas, e a segunda a 5 de fevereiro, reservada para debater as soluções.

O programa do primeiro dia inclui a “Análise de Impactos Ambientais resultantes de atividades de mineração no sudeste do Brasil”, a “Remediação ambiental de áreas mineiras abandonadas em Portugal” e “A Importância das alterações climáticas na degradação das situações atuais das áreas mineiras”.

Já na segunda parte do evento serão debatidos os “Focos e cenários de drenagem ácida – Desafios e abordagens à monitorização em contexto mineiro”, a “Recuperação Ambiental de Áreas de Mineração de Ouro em Minas Gerais, Brasil: Mitigação da contaminação do solo” e a “Rehabilitación de solos, aguas e ecosistemas na mina de Uranio de Saelices el Chico (Salamanca). Aplicación de Tecnosoles «a la carta» e «Humedais reactivos»”.

O webinar é destinado a todos os intervenientes que podem atuar nas áreas mineiras, numa perspetiva multidisciplinar, tendo em conta as questões de segurança e de proteção dos ecossistemas e da saúde pública.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição para cada uma das partes, que poderá ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.