Vulnerabilidade sísmica em debate no LNEC

A Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES), em conjunto com o LNEC e a PRETENSA, organizam a 22 e 23 de outubro, o seu 3º Seminário de verão.

O edificado existente estará em destaque, estando previstos debates sobre o que pode ser feito para reduzir a vulnerabilidade sísmica dos edifícios em alvenaria e do património histórico edificado, além de reforçar os edifícios em betão armado.

Os edifícios históricos e em alvenaria ocuparão o primeiro dia de trabalhos. Será feita uma abordagem eminentemente prática com apresentação de casos em Portugal, Itália e outras partes do mundo.  Além de soluções convencionais analisar-se-ão aplicações de isolamento de base em edifícios históricos em Itália.

O segundo dia será dedicado ao reforço do edificado existente em betão armado com recurso a dispositivos dissipadores de energia. Apresentar-se-á um panorama português do edificado com estas características e das suas vulnerabilidades. Abordar-se-á o uso de técnicas convencionais, bem como a utilização de dispositivos de dissipação de energia para a redução da sua vulnerabilidade sísmica.

A inscrição tem o valor de 25 euros e pode ser feita através do site do evento.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.