Vila Velha de Ródão transforma antigo lagar de Fratel em espaço de lazer

A Câmara de Vila Velha de Ródão vai investir 100 mil euros na requalificação do antigo Lagar das Burras, em Fratel, cujo objetivo é criar um espaço de lazer para utilização pública.

Em comunicado, o município de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, refere que o projeto tem como objetivo a criação de um local de espaço verde e lazer para utilização pública, unificando o conjunto na malha urbana e resolvendo as necessidades de qualidade de vida e estacionamento.

“O Jardim do Lagar será estrutural e funcionalmente articulado com as ruas anexas e com uma zona de estacionamento que será também criada no local”, lê-se na nota.

A autarquia sublinhou que após a demolição das edificações preexistentes, identificadas com avançado estado de degradação, “o espaço irá dar origem a um jardim que pretende ser não só uma área de lazer polivalente, mas também um espaço que proporcione estadia, com a realização de atividades culturais e ao ar livre promovendo encontros intergeracionais e familiares”.

A intervenção prevê a reutilização, na própria obra, da pedra resultante da demolição das paredes do lagar e inclui a preservação de todos os elementos que ainda se encontram em bom estado de conservação, nomeadamente, através da sua reutilização como elementos decorativos em preservação da memória histórica do próprio local.

“Para além do valor cultural e social, o espaço verde integrará espécies autóctones com valor botânico e ornamental e apresentará um revestimento vegetal adequado às condições climáticas do local, aos usos e funções do espaço, reduzindo assim os custos de manutenção e garantindo um espaço exterior ecológico e ambientalmente sustentável”, concluiu.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.