Via expresso na zona oeste da Madeira fica concluída em setembro

O Governo da Madeira prevê concluir as obras da via expresso entre as freguesias de Fajã da Ovelha e Ponta do Pargo, na zona oeste da ilha da Madeira, em setembro, indicou o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas.

“É uma obra importante, que reforça a coesão territorial e é fundamental para o desenvolvimento social e económico da freguesia da Ponta do Pargo”, disse Pedro Fino, no decurso de uma visita à empreitada, orçada em 9,3 milhões de euros.

A freguesia da Ponta do Pargo é a que se encontra mais distante do centro urbano do concelho da Calheta, a que pertence, bem como do Funchal.

O secretário regional sublinhou que a obra em curso corresponde à segunda fase da via expresso Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo, numa extensão de 1.500 metros, e que, uma vez concluída, vai garantir a “equidade e a igualdade” da população local em relação à do restante território insular ao nível de ligações rodoviárias.

“É uma ligação que garante segurança e conforto, encurta distâncias, aproxima a população do centro urbano do concelho”, vincou.

O primeiro troço desta estrada, já em utilização, representou um investimento de 25,4 milhões de euros.

A via expresso Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo tem, no total, 5.700 metros de extensão e compreende quatro túneis, cinco pontes e quatro passagens superiores, sendo que a ligação à rede viária existente é assegurada por cinco rotundas e nove ramos.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.