Variante de Sever do Vouga à A25 deverá ser adjudicada em 2025

A Câmara de Sever do Vouga disse que, de acordo com informação dada pelo Governo, a obra de ligação do Itinerário Complementar 35 (IC35) à Autoestrada 25 (A25) deverá ser adjudicada em 2025 e arrancar em 2026.

Em causa está a criação de um “acesso privilegiado” das zonas industriais de Sever do Vouga à A25, servindo, ainda, como uma alternativa à Estrada Nacional 328 e funcionando como uma variante a Sever do Vouga, “o que irá melhorar a ligação ao corredor internacional (IP5/A25)”.

“A calendarização de procedimentos, tendo em vista a construção do acesso, foi dada a conhecer pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, durante uma reunião, em Lisboa, com uma delegação do município de Sever do Vouga, liderada pelo presidente da autarquia, Pedro Amadeu Lobo”, refere o comunicado da autarquia do distrito de Aveiro. 

Segundo o que o secretário de Estado das Infraestruturas transmitiu ao presidente da Câmara, será lançado, no início de 2025, o concurso para a execução dos trabalhos, apontando para 2026 o início da obra.

“Esta calendarização é muito importante para conseguirmos articular a nossa estratégia de criação de valor em Sever do Vouga, mas temos de estar preparados para alguns constrangimentos que possam surgir neste tipo de procedimentos, tal como aconteceu recentemente com a impugnação do concurso de adjudicação do projeto de execução por um dos concorrentes e que veio a acarretar um atraso no procedimento”, sublinhou Pedro Amadeu Lobo, citado no comunicado.

O autarca afirmou tratar-se de “uma obra com 30 anos de atraso, extremamente necessária ao desenvolvimento concelhio, com reflexos positivos para o tecido empresarial, uma vez que vai permitir uma nova ligação direta de Sever do Vouga à A25, facilitando, consequentemente, o acesso ao Porto de Aveiro e à fronteira de Vilar Formoso”.

Segundo Pedro Amadeu Lobo, “têm sido inúmeras as diligências feitas desde 2021, junto das mais diversas entidades, para que as obras sejam uma realidade tão breve quanto possível”. 

Trata-se de um dos projetos que foi retirado do Plano de Recuperação e Resiliência, o que deixou a Câmara de Sever do Vouga “muito preocupada”, mas que terá financiamento assegurado através das verbas obtidas com o leilão 5G.  

O projeto de execução dos trabalhos, já adjudicado pela Infraestruturas de Portugal, aguarda o visto do Tribunal de Contas, e prevê-se que, durante o segundo semestre deste ano, a Agência Portuguesa do Ambiente avalie o estudo de impacto ambiental.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.