Uma visão holística da ligação entre argamassas e bases porosas

A aderência é a principal propriedade dos revestimentos de argamassa. De modo simplificado, pode-se dizer que a propriedade resistência de aderência para um revestimento de argamassa é equivalente à resistência à compressão para um concreto estrutural. No entanto, a resistência à compressão de um concreto ou argamassa é uma propriedade que depende somente desse material, enquanto que a aderência é bem mais complexa, uma vez que ela depende da interação de dois materiais, a argamassa e a base porosa sobre a qual ela está aderida.

Assim, uma argamassa que desempenha boa ligação sobre um determinado substrato, por exemplo, sobre uma alvenaria de bloco de concreto, pode não apresentar boa aderência sobre um outro tipo de componente de alvenaria como, por exemplo, um bloco de concreto celular autoclavado ou cerâmico.

Didaticamente, pode-se dizer que a aderência deriva da conjunção de três propriedades da interface argamassa-substrato:

  • a resistência de aderência à tração;
  • a resistência de aderência ao cisalhamento;
  • a extensão de aderência, que é a razão entre a área de contato efetivo e a área total possível de ser unida.

Dada a importância do tema, o presente artigo visa sistematizar parte do conhecimento sobre a aderência de revestimentos de argamassa aplicados a substratos porosos inorgânicos, buscando uma abordagem inovada, fazendo isso com base em estudos experimentais desta pesquisadora e do seu grupo de pesquisa na Universidade Federal de Goiás - UFG, realizados ao longo de cerca de 30 anos, bem como em outros trabalhos da literatura.

Uma abordagem multiescala da aderência

A aderência entre argamassas à base de cimento e substratos porosos pode ser percebida em várias escalas, desde a intermolecular até a escala mesoscópica (que é uma escala que se situa entre a macro e a microscópica, ou seja, ordem de grandeza entre 10-3 e 10-2 m).

É praticamente um consenso entre os autores que a aderência da argamassa endurecida ao substrato é um fenômeno essencialmente mecânico devido, basicamente, à penetração da pasta aglomerante ou da própria argamassa nos poros ou entre as rugosidades da base de aplicação. (...)

Helena Carasek, Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de Goiás - UFG

Artigo completo na Construção Magazine nº106 nov/dez 2021, dedicada ao tema 'Argamassas e soluções térmicas de isolamento'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.