Trienal de Arquitectura de Lisboa 2025 debate o peso de uma cidade

A sétima edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, marcada para 2025, vai decorrer sob o tema “How heavy is a city?” (Quão pesada é uma cidade?), anunciou a organização da iniciativa.

“Cruzando projetos de arquitetura, arte e ciência, análise espacial e territorial, a 7ª Trienal de Arquitectura de Lisboa tem como principal intenção criar um ambiente propício a discussões que apontem para um entendimento de como a arquitetura, as cidades, a tecnologia e a biosfera podem interagir”, lê-se na mensagem divulgada pela Trienal de Arquitectura de Lisboa.

How heavy is a city? é uma proposta com curadoria geral de Ann-Sofi Rönnskog e John Palmesino “que fundaram a Territorial Agency, uma organização sediada no Reino Unido que combina arquitetura, análise, advocacia e ação para intervir nos territórios contemporâneos”.

A proposta vencedora foi escolhida entre 29, de 15 países diferentes, na sequência do convite internacional da Trienal à apresentação de candidaturas.

Das 29 candidaturas recebidas, “23 são oriundas de países europeus, com quatro propostas provenientes de Portugal, Reino Unido e Suíça, três propostas da Itália, duas propostas de França, Alemanha e México, e uma proposta da Áustria, Bélgica, Chile, Coreia do Sul, Eslovénia, Espanha, Índia e EUA”.

O presidente da Trienal, José Mateus, citado no comunicado, salientou que “seis edições passadas e mais de 15 anos” após a fundação da Trienal de Arquitectura de Lisboa, em 2025 o olhar será direcionado “de novo sobre a cidade em constante mutação, como revela este tempo da grande aceleração”.

“Uma sétima edição que vai funcionar como um lugar experimental de desenvolvimento de conhecimento sobre a Tecnosfera, abrindo espaço para as tecnologias de vanguarda, através da pesquisa, cooperação e debate entre figuras, equipas de projetos independentes e instituições académicas de todo o mundo”, disse.

A última edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa realizou-se entre 29 de setembro e 5 de dezembro de 2022 e, segundo a organização, teve mais de 64 mil visitantes nas quatro exposições e “demais propostas e iniciativas de Terra, edição que contou com a curadoria de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.