Standardização de máquinas de movimentação de terras

Uma equipa de peritos ligados à normalização e representantes das autoridades de vigilância do mercado passaram um dia numa empresa alemã para analisar a adequação das normas existentes à realidade no terreno tendo, para isso, examinado diferentes máquinas. Os resultados deste encontro foram descritos no boletim da Comissão para a Saúde e Segurança Ocupacional.

Nas máquinas móveis, as deslocações constituem a segunda maior causa de acidentes, a seguir ao levantamento de cargas. A falta de visibilidade adequada causa muitas vezes colisões. Um estudo do INRS, organização francesa que promove a segurança e a saúde no trabalho sugere que um terço dos acidentes poderiam ser evitados ou, pelo menos, as suas consequências poderiam ser muito menos gravosas se a visibilidade fosse melhorada.

O número de acidentes fez com que as autoridades se dessem conta da desadequação da ISO 5006 no que toca à visibilidade. Neste sentido, a Task Force para maquinaria de movimentação de terrenos da Coordenação Administrativa das autoridades de vigilância do mercado (ADCO) fez uma lista de cinco critérios a preencher para tornar a visibilidade de quem opera estas máquinas adequada.

No processo de coordenação entre o comité de normalização e a ADCO, ficou claro que seria benéfico analisar situações reais. Nesse sentido, em março de 2015 foi feita uma reunião num importador alemão deste tipo de máquinas. Entre os presentes estavam fabricantes individuais, representantes do corpo europeu de fabricantes de maquinaria de construção (CECE), entidades de saúde e segurança ocupacional e os Estados-Membros, representados pela ADCO.

Foram feitas medições do campo de visão numa zona exterior com uma escavadora hidráulica. Representantes dos Estados-Membros e do Instituto Sindical Europeu experimentaram medições e foram testadas algumas soluções. Os participantes examinaram os benefícios de espelhos retrovisores e câmaras com pormenor em diferentes tipos de máquinas.

Foram também comparadas duas gerações de máquinas, o que permitiu evidenciar a dificuldade de aplicação da regulamentação de emissões. Os regulamentos em causa requerem motores maiores e sistemas de exaustão que, em alguns casos, prejudicam a visibilidade. Uma das ideias saídas da discussão foi alterar a regulamentação de forma a que seja possível conceber máquinas sem ângulos mortos.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.