Setor da construção termina 2022 com “evolução favorável”

O setor da construção registou uma “evolução favorável” na generalidade dos indicadores em 2022, com o consumo de cimento a subir 1,5 por cento e a área licenciada pelas câmaras municipais e o crédito à habitação concedido pelos bancos a aumentarem.

De acordo com a edição de janeiro de 2023 da ‘Conjuntura da Construção – Informação Rápida’, divulgada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), “o consumo de cimento no mercado nacional registou um aumento de 1,5 por cento em termos homólogos, para 3 836 milhares de toneladas, em 2022, o que corresponde ao melhor registo desde o ano 2011”.

De forma semelhante, também na avaliação bancária na habitação se “alcançou um novo máximo histórico no mês de dezembro de 2022, com uma valorização de 13,5 por cento face a igual mês do ano anterior”.

No que concerne ao licenciamento pelas câmaras municipais – que constitui um indicador da atividade futura no segmento de construção de edifícios – a informação disponível até ao final de novembro de 2022 aponta que, apesar de um decréscimo de 2,8 por cento no número total de licenças emitidas, assiste-se a um crescimento na área licenciada de 3,4 por cento nos edifícios habitacionais e de 10,3 por cento nos edifícios não residenciais.

Já ao nível dos fogos licenciados em construções novas, observa-se uma subida de 5,3 por cento, em termos homólogos, para 27 834 alojamentos.

Relativamente ao crédito concedido pelas instituições financeiras, a AICCOPN aponta o aumento, até novembro, de 6,8 por cento em termos homólogos acumulados dos novos empréstimos para aquisição de habitação e uma contração de 3,8 por cento, em dezembro, do ‘stock’ de empréstimos às empresas do setor da construção.

No mercado das obras públicas, a AICCOPN diz terem sido abertos em 2022 concursos de empreitadas de obras públicas no montante de cerca de 3 800 milhões de euros, o que traduz uma “ligeira redução” de três por cento face a 2021.

Quanto ao montante total dos contratos de empreitadas de obras públicas objeto de celebração e registo no Portal Base, observou-se uma redução de 28,8 por cento, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.