Recentrar a construção no caminho para a Visão Zero. O papel do inspetor do trabalho

(...) O mundo do trabalho mudou, não sei se é novo ou não, mas é diferente... e a pandemia desfocou ainda mais isto a que chamamos trabalho e que, apesar das mudanças, continua a ser central na nossa vida.

Reparem na diferença entre o livro verde das relações laborais de 2016 que, sobre a inspeção do trabalho, se referia apenas ao reforço da inspeção para combater o trabalho precário. E o reforço foi feito, em termos quantitativos! Lá iremos.

Em 2021, o livro verde sobre o futuro do trabalho já percebe que o mundo do trabalho está diferente e que a inspeção terá um papel fundamental na regulação. Mas como? Provavelmente, o metaverso é um dos termos que mais vamos ouvindo por aí, mas ao mesmo tempo é completamente desconhecido do grande público.

As possibilidades que pode oferecer esta modalidade de realidade virtual são infinitas, mas podem também representar uma mudança de paradigma nos nossos modelos clássicos de organização do trabalho, mesmo nos esquemas mais atuais, como o teletrabalho.

Não cabe aqui, de forma direta, mas o metaverso supõe, com muita probabilidade, a recolha de dados biométricos do trabalhador, o que reabre o debate do interesse legítimo das empresas para o tratamento destes dados e se tal cabe no poder de direção... mas isso é outra conversa...

Não podemos esquecer as implicações que, desde o ponto de vista da prevenção, o metaverso pode ter na saúde dos trabalhadores. (...)

Por Rui Arrifana, inspetor do trabalho

Artigo completo na Construção Magazine nº114 mar/abr 2023, dedicada ao tema 'Segurança na Construção'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.