Reabilitação da Ponte Edgar Cardoso vai custar 18 milhões

A Infraestruturas de Portugal lançou um concurso público que visa a contratação da empreitada de reabilitação e reforço na Ponte Edgar Cardoso, na Figueira da Foz, situada na EN109.

Os trabalhos da obra, que terá um investimento estimado em 18 milhões de euros, consistirão na substituição integral dos tirantes da ponte por um sistema de nova geração, bem como a beneficiação geral da obra.

O caderno de encargos compreende ainda a proteção das superfícies de betão das torres; a proteção anticorrosiva da estrutura metálica do tabuleiro da ponte; a limpeza, decapagem e pintura dos guarda-corpos, incluindo a reparação dos módulos danificados; a substituição do revestimento existente nos passeios; a substituição das juntas de dilatação; a alteração do sistema de iluminação pública; e a limpeza, decapagem, metalização e pintura dos aparelhos de apoio metálicos, dispositivos de ancoragem do tabuleiro, desviadores e dispositivos antivibráticos do pré-esforço exterior e dos dispositivos dissipadores.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal, a ponte da Figueira da Foz, projetada pelo Professor Edgar Cardoso, foi a primeira ponte rodoviária com o tabuleiro atirantado construída em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982. 

Esta travessia sobre o rio Mondego tem um desenvolvimento total de 1421 metros, distribuídos por encontro esquerdo (25 metros), viaduto da margem esquerda (630 metros), ponte (405 metros), viaduto da margem direita (315 metros) e encontro direito (46 metros).

“Trata-se de uma ponte de tirantes que está dividida em três tramos, possuindo os tramos extremos 90 metros e o tramo central 225 metros. O tabuleiro, misto de aço e de betão, é suportado por duas torres auto-estáveis, dois pilares de transição e seis pares de tirantes em cada torre com continuidade sobre estas”, referiu ainda a Infraestruturas de Portugal.

As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 15 de maio e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 120 dias a partir dessa data. O prazo de execução do contrato é de 720 dias e o critério de adjudicação é a relação qualidade/preço.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/159432388

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.