Autorizada despesa para a reabilitação do Pavilhão de Portugal

O Conselho de Ministros autorizou a Universidade de Lisboa a assumir a realização da despesa correspondente à celebração do contrato da empreitada da obra pública de reabilitação e requalificação do Pavilhão de Portugal, até ao montante máximo de 9.330.000 euros acrescido de IVA.

O Pavilhão, concebido para a Expo’98 para acolher a representação portuguesa, está classificado como Monumento de Interesse Público, e desde 2015 integra o património da Universidade de Lisboa.

Nos últimos 20 anos, o Pavilhão de Portugal tem sido utilizado para diversas finalidades circunstanciais, acolhendo eventos dispersos, sem traço de continuidade ou organização programática. O edifício está hoje fortemente degradado e a arquitetura interior precisa de ser alterada para permitir novos usos.

Neste programa de reabilitação pretende-se criar:

- um centro de congressos com 650 lugares

- um centro de exposições que divulgue o espólio cultural da Universidade de Lisboa

- um centro de receção de visitantes internacionais

- serviços de apoio a estes núcleos.

Complementarmente, será desenvolvida uma nova conceção de circulação, atualizados os sistemas de segurança e reabilitados os sistemas de ar condicionado e de iluminação.

As obras serão concretizadas entre 2019 e 2021.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.