Quais são as funções mais importantes das paredes contra incêndios?

CONTEÚDO PATROCINADO

Créditos: FACE2FACE Business Campus, Katowice, Polónia. Sistemas utilizados: MB-118EI, MB-78EI, MB-86 SI, MB-86 US, MB-SR50N EFEKT, MB-SR50N EI EFEKT, MB-SR50N HI+, MB-SR50N IW, MB-SUNPROF

A utilização de paredes contra incêndios é parte integrante da construção moderna. Para além de limitarem a propagação do fogo, têm atualmente uma função estética e funcional, separando diferentes espaços do edifício. Ao mesmo tempo, cumprem as importantes normas atuais de «construção verde».

Os sistemas de proteção contra incêndios em edifícios são soluções em constante modernização e adaptação às necessidades da construção moderna, da arquitetura e dos regulamentos atuais contra incêndios. O uso de tecnologias modernas não só aumenta a resistência ao fogo e o grau de segurança oferecido, como também permite adaptá-las da melhor forma ao design e às necessidades dos utilizadores do edifício: aumentam as possibilidades de construção, o leque de aplicações possíveis de enchimentos, encaixes, bem como acessórios adicionais. Temos ainda registado progressos ao nível do processo de produção, o qual está constantemente a ser racionalizado e requer um volume de trabalho cada vez menor.

Que materiais são utilizados na construção das paredes contra incêndios modernas?

A tendência dominante na arquitetura atual são os envidraçados de grandes dimensões tanto em edifícios de escritórios como em edifícios residenciais. As paredes contra incêndios à base de sistemas de alumínio são frequentemente utilizadas neste tipo de construção moderna. Os sistemas de proteção contra incêndios em alumínio permitem conceber vários elementos de construção responsáveis pela organização das chamadas zonas de incêndio e pela garantia de condições adequadas para a evacuação de pessoas.

Créditos: Tarasy Baltyku, Gdansk, Polónia. Sistemas utilizados: MB-70CW, MB-70CW HI. Projeto: BJK ARCHITEKCI

Limitação da propagação do fogo

A principal função das paredes contra incêndios é limitar a propagação do fogo dividindo o edifício em zonas de fogo, que se destinam a proporcionar total segurança aos ocupantes durante um período de tempo definido. Este é o intervalo em que, numa situação perigosa, deve ser permitida a evacuação ou a chegada dos serviços de emergência.

O alumínio utilizado nas modernas paredes contra incêndios é caracterizado pela sua elevada plasticidade, resistência e durabilidade. É também um metal adequado para aplicações no âmbito da proteção contra incêndios e da resistência ao fogo, dado que não é inflamável Derrete apenas a temperaturas superiores a 600 °C limita a propagação do fogo eficazmente.

Uma solução estética para edifícios modernos

As paredes contra incêndios baseadas em sistemas de alumínio oferecem uma grande variedade e flexibilidade de soluções. Por exemplo, os sistemas MB-SR50N EI i MB-SR50N EI EFEKT da empresa Aluprof permitem a construção de paredes planas e irregulares com ligações entre módulos de até ± 7,5° e a construção de fachadas com um desvio da vertical de ± 10°. O sistema MB-SR50N EI constitui também uma base para tetos envidraçados contra incêndios com um ângulo de inclinação de 0° a 80° e uma resistência de classe REI 30 / REI 45. No caso desta solução, o aspeto da fachada contra incêndios não difere do sistema basilar de montantes e travessas. Também é possível a utilização de diferentes capas de cobertura.

A disponibilidade de tais sistemas permite aos arquitetos realizar projetos modernos em que o design é combinado com tecnologia e segurança. As modernas paredes contra incêndios são estruturas leves e transparentes que não só separam zonas de incêndio, mas também se adaptam perfeitamente à estética de todo o edifício.

Possibilidade de combinar diferentes estruturas

Algumas das soluções de paredes contra incêndios disponíveis no mercado permitem a junção de estruturas, mantendo a devida classe de resistência ao fogo. As soluções da empresa Aluprof são um exemplo: as portas e janelas do sistema MB-78EI podem ser incorporadas na fachada e a estrutura resultante pode ter uma classe de resistência de EI 30 ou EI 60. Outra solução seria incorporar portas de determinado sistema na parede de um outro sistema: porta MB-60E EI na parede MB-78EI e porta MB-60E EI ou MB-78EI na parede MB-118EI.

Compatibilidade com as tendências de desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é uma preocupação atual. As soluções ecológicas são utilizadas em todos os produtos necessários para construir ou renovar edifícios, o que acontece também no que se refere às soluções de proteção contra incêndios.

Os produtos que requerem alumínio na sua estrutura são uma solução ecológica. O alumínio pode ser reciclado e reutilizado em 99 % sem perder quaisquer propriedades ou sofrer alterações na sua estrutura. Para o seu processamento, é necessário apenas 5% da energia para produzir o metal primário. A utilização de elementos de alumínio na construção de edifícios e outras estruturas possibilita a obtenção de pontos adicionais para a sua certificação, entre outros, nos sistemas BREEAM e LEED, que permitem avaliar um edifício em termos ambientais, económicos e sociais.

Cumprimento de normas e regulamentos globais

Os regulamentos, normas e padrões variam e dependem de cada país. O desafio dos fabricantes é a criação de sistemas de proteção contra incêndios que possam ser utilizados em diversos mercados com regulamentos distintos.

As soluções da Aluprof cumprem todos os requisitos das normas europeias, nomeadamente as que se referem à qualidade das ligas e às características de resistência dos produtos oferecidos. Os testes às estruturas, a revisão de relatórios e classificações são realizados graças à cooperação com centros de investigação europeus e laboratórios associados à área da construção.

Créditos: Bentham Primary School, Lancashire, Grã Bretanha. Sistemas utilizados: MB-60, MB-70, MB-DPA, MB-SR50N, MB-SR50N EI

Let’s build a better future

As paredes contra incêndios feitas de alumínio são frequentemente usadas em edifícios residenciais, escritórios, escolas, bem como em edifícios comerciais e de utilidade pública. Estas são soluções que oferecem um elevado nível de segurança e grande flexibilidade na adaptação do produto a um determinado projeto. Além disso, trata-se de uma solução inigualável no que se refere à pegada de carbono e emissões de CO2: o alumínio é um dos materiais de construção mais ecológicos.

Para obter mais informações sobre soluções modernas em construção sustentável, incluindo projetos inscritos no concurso Building of the Year com sistemas Aluprof, visite Future Builders.

Artigo patrocinado por Aluprof

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.