Publicados novos manuais de Critérios Ecológicos para a Contratação Pública

No âmbito da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas 2020 (ENCPE 2020), foram publicados diversos Manuais que apresentam critérios relativos aos contratos públicos ecológicos, e que têm como objetivo ajudar as entidades adjudicantes na aquisição de produtos, serviços e obras com impacte ambiental reduzido e, consequentemente, promover a eficiência na utilização de recursos.

Estão disponíveis os novos Manuais de Critérios Ecológicos para a Contratação Pública, para os seguintes setores de atividade: Produtos e serviços têxteis; Conceção, construção, reabilitação e conservação de estradas; Serviços de limpeza de interiores; Sistemas Sanitários; Iluminação pública e semáforos; Manutenção de Espaços Públicos e Mobiliário. 

Estes Manuais juntam-se aos cinco publicados anteriormente e constituem a base para dotar a Administração Pública de uma ferramenta importante em matéria de compras públicas sustentáveis, sendo ainda um “importante contributo para os objetivos da Economia Circular”.

Com os 12 manuais publicados e os Acordos-Quadro em vigor que contemplam critérios ecológicos, a grande maioria dos bens e serviços prioritários da lista ENCPE 2020 pode ser adquirida por todas as entidades adjudicantes de forma sustentável.

Os manuais podem ser consultados aqui.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.