Projeto de redução dos caudais infiltrados na Barragem de Paradela

Características da Barragem

O aproveitamento hidroelétrico de Paradela localiza-se na bacia do rio Cávado, 14 km a montante da confluência com o rio Rabagão e a cerca de 70 km da cidade de Braga, na freguesia de Paradela, concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real. Foi construído entre 1955 e 1958, após a conclusão dos escalões de Venda Nova, Salamonde e Caniçada no troço do rio Cávado entre as cotas (280,00) e (740,00). O primeiro enchimento da albufeira até à cota (738,80) ficou concluído em julho de 1958.

A barragem tem 112 metros de altura máxima e é do tipo enrocamento lançado com cortina de estanquidade de betão armado a montante, assente numa almofada de enrocamento arrumado de espessura variável com a profundidade. O coroamento, situado à cota (742,50), tem um comprimento de 540 m, sendo o volume total de enrocamento lançado de 1,973x106 m3 e de enrocamento arrumado de 224,7x103 m3 (Gomes Fernandes, 1957 e 1965). A barragem tem forma curva em planta, definida por uma diretriz horizontal formada por dois ramos de hipérbole tangentes num vértice comum, que coincide com a junta 15 da cortina estanque de montante, concentrando-se a curvatura na zona central. O projeto é da autoria da Hidroeléctrica do Cávado (HICA), e foi inspirado no da barragem de Salt Springs, com 100 m de altura, construída em 1931, na Califórnia, USA (Larson, et al., 2006).

O principal elemento de estanquidade do corpo da barragem é a cortina de montante em betão, assente no enrocamento arrumado, cobrindo toda a área do paramento e terminando no pé da barragem com uma junta de ligação ao muro corta-águas. A previsão da ocorrência de assentamentos do enrocamento lançado obrigou a dotar essa cortina de uma elevada flexibilidade, conferida pela sua divisão em lajes separadas por juntas com alguma expressão e com uma lâmina em chapa de cobre para garantia de estanqueidade. (...)

Armando Camelo, Alexandre GomesVanessa Gaspar e Ricardo Pimentel, EDP – Gestão da Produção de Energia SA 

Artigo completo na Construção Magazine nº107 jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Barragens'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.