Projeto quer introduzir economia circular na construção modular

O projeto ‘CircularBuild – Desenvolvimento e Validação do Conceito de Circularidade Aplicada à Construção Pré-Fabricada Modular’ visa evoluir o conceito de construção modular pré-fabricada para a economia circular.

O objetivo é investigar materiais alternativos que permitam a construção de painéis ambientalmente mais sustentáveis e passiveis de ser reaproveitados ou separados no final do seu ciclo de vida e reintroduzidos no ciclo produtivo, como matéria-prima para o fabrico de novos painéis, mantendo o desempenho do edifício em termos de eficiência energética.

CircularBuild, liderado pela CONCEXEC, tendo como parceiros o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o centro de investigação norueguês RISE e Cluster Habitat, vai desenvolver-se ao longo de dois anos, tendo iniciado em outubro passado, prevendo-se que os resultados sejam de longa duração, “ultrapassando largamente o tempo de vida útil do projeto”, lê-se em comunicado divulgado.

A concretização do projeto passa pela investigação e validação da solução construtiva e de novos materiais (realização de protótipos e ensaios) e do processo industrial (processo produtivo), “bem como pelo desenvolvimento e construção piloto CircularBuild, que permitirá evidenciar a circularidade da solução e monitorizar o seu desempenho e eficiência energética”.

O EEA Grants vai apoiar em 85 por cento o total do orçamento do projeto CircularBuild.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.