Projeto promove comércio eletrónico no setor da construção

Foi lançado o projeto PEACOC que pretende desenvolver um programa de formação adaptado ao perfil ECVET do gestor do comércio eletrónico no setor da construção.

“Na indústria da construção em geral, o comércio eletrónico é utilizado principalmente por grandes empresas e o seu verdadeiro potencial é talvez largamente ignorado pelas empresas mais pequenas do setor”, lê-se em comunicado divulgado pelo Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.

O objetivo passa por “compreender porque é que isto acontece e melhorar esta situação, dando às pequenas e médias empresas do PEACOC setor da construção os instrumentos necessários para tirar partido do comércio eletrónico”, referiu.

O projeto PEACOC visa aumentar as atividades transfronteiriças das pequenas e médias empresas no setor da construção, para que estas não tenham de competir constantemente no mesmo mercado pelos mesmos clientes, mas sejam capazes de alcançar mercados internacionais e atrair novos clientes através de preços mais competitivos.

Por conseguinte, a PEACOC “promove o desenvolvimento do setor da construção a nível nacional e tem um impacto positivo na criação de emprego e na atividade económica”.

Com este projeto, espera-se que as pequenas e médias empresas do setor da construção aumentem as suas vendas online, melhorem o seu desempenho e reduzem os seus custos operacionais, tornando-se assim mais competitivas.

Assim, será concebido, desenvolvido, testado, implementado e divulgado um curso “inovador” de Formação de Gestores de Negócios Eletrónicos para pequenas e médias empresas no setor da construção, com base nas necessidades e especificidades deste setor económico.

Com o PEACOC Strategy Genie, uma empresa de construção receberá uma estratégia personalizada que é específica para a situação e necessidades da sua empresa. “Este curso de e-business manager irá ajudar uma empresa a melhorar o seu negócio através de algumas etapas práticas”, acrescenta a Itecons em comunicado.

O projeto é cofinanciado pelo programa Erasmus + da União Europeia, em parceria com as entidades Civic Computing Limited (promotor líder), Aintek Symvouloi Epicheiriseon Efarmoges Ypsilis Technologias Ekpaidefsi Anonymi Etaireia, Gospodarska Zbornica Slovenije, Atermon B.V., Instalofi Levante S.L. (FyG Consultores) e Itecons.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.