Lançado projeto de economia circular para a construção civil

O projeto Ambiente_Sregional, que será desenvolvido nos Açores, visa a criação de uma plataforma que promova a articulação de diferentes entidades envolvidas na valorização de resíduos, para que se criem cadeias de valor.

A Fibrenamics (plataforma internacional da Universidade do Minho) e o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC-Açores) anunciaram o lançamento de um projeto de economia circular que foi aprovado com a melhor classificação e recebeu um financiamento de 500 mil euros por parte do EEA Grants Ambiente, suportado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.

“A Europa, Portugal e, em especial, os Açores, pela sua dependência da importação de matérias primas e produtos comerciais, terão vantagens económicas e estratégicas, na adoção de um paradigma de economia circular”, referiu o diretor executivo da Fibrenamics, Fernando Cunha, em comunicado de imprensa.

O principal objetivo é a implementação de um novo modelo para a economia circular, sendo que a primeira fase deste projeto servirá para realizar o estudo e caracterização dos resíduos existentes, efetuar o mapeamento e a angariação de parceiros associados ao processo de valorização dos resíduos.

Numa segunda fase, serão desenvolvidos modelos demonstradores para validação da tecnologia de reconversão de resíduos em produtos, um processo que será liderado por uma equipa de criativos. Paralelamente, o modelo de circularidade será otimizado no sentido da criação das cadeias de valor e futura articulação através de uma plataforma digital.

Segundo Fernando cunha, a transição entre os modelos linear para circular é um processo complexo. “Por esse motivo, e tendo em consideração a dimensão, dispersão geográfica, existência de diversos operadores de resíduos licenciados e o bom nível de monitorização e conhecimento sobre a produção de resíduos, considerámos que a Região Autónoma dos Açores corresponde a um bom ‘laboratório vivo’ para a implementação e teste das operações propostas neste projeto, para posterior exportação do modelo para um nível nacional e internacional”, explicou o diretor.

A equipa responsável teve como base deste projeto a “fraca cooperação entre os vários stakeholders do setor da construção”, nomeadamente no que diz respeito à economia circular e à reincorporação de resíduos em produtos de construção, e ainda a “necessidade de apostar no desenvolvimento do mercado da valorização de resíduos”.

Assim, este projeto irá permitir criar uma plataforma para a circularidade dos produtos associados à construção e que integrará os diferentes agentes associados à cadeia de valor.

O projeto, que irá decorrer ao longo de dois anos, tendo o seu início previsto para junho deste ano, será desenvolvido por uma equipa de 20 pessoas do LREC – Açores, da Fibrenamics, e ainda de uma entidade parceira islandesa ReSource International.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.