Produção na construção recua em dezembro na zona euro e na UE

A produção na construção recuou em dezembro do ano passado 1,3 por cento na zona euro e 0,4 por cento na União Europeia (UE), face ao mesmo mês de 2021.

De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat – serviço estatístico da UE –, na comparação em cadeia, com o mês anterior, novembro de 2022, os recuos foram ainda mais vincados, com a produção na construção a cair 2,5 por cento no espaço da moeda única e 2,0 por cento no conjunto dos 27 Estados-membros do bloco comunitário

Segundo o serviço estatístico da UE, entre os Estados-membros, as maiores subidas homólogas do indicador foram observadas na Eslovénia (74,5 por cento), na Roménia (18,4 por cento) e nos Países Baixos (4,9 por cento), e os maiores recuos na Alemanha (-8,2 por cento), em Espanha (-6,3 por cento) e na Áustria (-6,0 por cento).

Face a novembro de 2022, a Alemanha (-8,0 por cento), a Áustria (-7,6 por cento) e a Polónia (-3,8 por cento) apresentaram as maiores quebras, enquanto a Eslovénia (10,6 por cento), a Eslováquia (9,5 por cento) e a Suécia (4,3 por cento) registaram as principais subidas.

Em Portugal, o indicador avançou 1,3 por cento na comparação homóloga e recuou 1,0 por cento na variação em cadeia.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.