Portugal com 4ª maior taxa da UE de pessoas que não conseguem aquecer a casa

Portugal registou, em 2022, a quarta maior taxa da União Europeia (17,5 por cento) de pessoas que não conseguiram aquecer devidamente as suas casas, com a média da União Europeia (UE) a ficar-se no 9,3 por cento, revelou o Eurostat.

De acordo com dados agora divulgados pelo gabinete de estatísticas, o número de pessoas na UE com dificuldades em pagar o aquecimento da casa aumentou 2,4 pontos percentuais face a 2021.

Entre os Estados-membros, a Bulgária (22,5 por cento) registou a maior percentagem de pessoas com dificuldades em aquecer a sua casa, seguindo-se Chipre (19,2 por cento), Grécia (18,7 por cento), Portugal e Lituânia (17,5 por cento cada), Espanha (17,1 por cento) e Roménia (15,2 por cento).

No extremo oposto, com as menores taxas, estão a Finlândia (1,4 por cento), o Luxemburgo (2,1 por cento), a Eslovénia (2,6 por cento), a Áustria (2,7 por cento), a República Checa (2,9 por cento), a Suécia (3,3 por cento) e a Estónia (3,4 por cento).

A crise dos preços da energia agravou-se em 2022, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, o que levou a UE a adotar medidas para controlar os aumentos e acabar com a dependência energética face a Moscovo.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.