Penacova aprova 1,3 ME para projetos de regeneração urbana e outros

A Câmara de Penacova aprovou um conjunto de projetos para o concelho na área da regeneração urbana cujo valor total ultrapassa os 1,3 milhões de euros.

Para a sede do concelho, no distrito de Coimbra, foram aprovadas a execução de uma rotunda no largo D. Amélia, na entrada da vila, e a requalificação da rua de São João, iniciativas que totalizam 509 mil euros de investimento.

“Este projeto está sujeito a revisão, nos termos legais, apresentando uma maturidade que permite a sua candidatura a fundos comunitários de regeneração urbana, em consonância com os estudos decorrentes da Área de Reabilitação Urbana de Penacova”, refere em comunicado o município de Penacova.

No mesmo dia da reunião quinzenal da Câmara Municipal foi também assinado um contrato para uma intervenção que visa corrigir um deslizamento ocorrido na rua Artur Soares Coimbra, uma despesa que ascende a 225 mil euros.

Para a vila histórica de Lorvão, “foram aprovados dois projetos que se complementam entre si”: a remodelação da Casa do Monte (200 mil euros) e a Oficina do Palito e arranjos exteriores (92 mil euros).

Citado na nota, o presidente da autarquia Álvaro Coimbra afirmou que a Câmara “irá procurar apoios para as obras cujos projetos agora aprovou”, com os quais pretende dar resposta à “coesão territorial que resulta da distribuição dos investimentos pelas três vilas” do concelho: Penacova, Lorvão e São Pedro de Alva.

“Com estes projetos, a Câmara Municipal espera iniciar uma dinâmica de reabilitação urbana na envolvente do mosteiro de Lorvão, acomodando intervenções em edifícios públicos e privados e nos espaços públicos envolventes”, adiantou o autarca.

São Pedro de Alva foi contemplada com a aprovação de um projeto de requalificação urbana entre o nó do IC6 e o “centro urbano consolidado”, junto à capela de Santo António, “que irá permitir a criação de uma nova imagem de urbanidade”.

“Que este seja um contributo para o muito que falta fazer na reabilitação, na requalificação e na regeneração urbanas, num caminho ambicioso que se estenderá a todos os aglomerados urbanos do território municipal”, acentuou o presidente da Câmara.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.