Aproveitar o solar térmico nos edifícios com recurso a materiais de construção

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveu uma metodologia de análise do comportamento térmico de sistemas com cavidades retangulares com materiais de mudança de fase (PCMs) para o aproveitamento de energia solar térmica em edifícios.

O projeto, promovido pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, em parceria com a Universidade de Coimbra e com o apoio do COMPETE 2020, tem como objetivo estudar a transferência de calor através de uma bateria de cápsulas de secção retangular empilhadas e preenchidas com diferentes tipos de Phase Change Materials (PCM) para aplicação em sistemas Thermal Energy Storage (TES) para edifícios. Esses sistemas são projetados para melhorar o desempenho energético dos edifícios. Os PCM permitem tirar proveito do calor latente envolvido nos processos de mudança de fase sólido-líquido, tendo, por isso, muitos PCM sido já identificados para identificar TES.

As principais linhas da investigação desenvolvida passam pela caracterização da transferência de calor com mudança de fase em cavidades retangulares, das propriedades termofísicas dos PCM, a simulação numérica de escoamentos (CFD) considerando os fenómenos de mudança de fase e a avaliação experimental da transferência de calor em regime transiente com mudança de fase.

Os investigadores produziram já alguns artigos com base em resultados experimentais obtidos no decurso do projeto, e deverão ser fabricados protótipos que possam ser numérica e experimentalmente otimizados e usados no design de novos sistemas TES para edifícios.

Mais informação: http://adai2016.wixsite.com/pcms4buildings

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.