Património arquitetónico em debate no Algarve

O 15º Congresso da Ordem dos Arquitectos vai acontecer de 25 a 27 de outubro em Lagoa, no Algarve.

Os temas a debater passam pelo Ordenamento e Valorização do Território, Reabilitação do Património Arquitetónico e Paisagístico e Prática Profissional dos Arquitetos.

Abordar o Património Arquitetónico e Paisagístico foi uma escolha motivada pela intenção de integrar a atividade dos arquitetos no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e relevar o debate em torno do papel do arquiteto enquanto garante de intervenções qualificadas, quer no Património existente, quer na construção do Património do futuro.

Com este debate pretende-se ir além das questões do belo e da funcionalidade e não apenas questionar e interrogar, mas encarar os arquitetos como transportadores de respostas a problemas transversais a todos os municípios do país.

Os três modelos de participação deste Congresso permitirão cruzar universos de profissionais da área com outras entidades ou profissões de alguma forma ligadas à Arquitetura. O modelo A será o da Moção, Recomendação, Comunicação, o B o do Debate Temático, que terá por base a constituição de um grupo de trabalho auto-proposto, responsável pela elaboração de um documento enquadrado no âmbito temático do Congresso que terá divulgação prévia ao evento no website e será apresentado numa mesa-redonda. Haverá ainda um modelo C, de Debate Transversal, que assentará na constituição de um grupo de trabalho que poderá dinamizar uma mesa-redonda em torno de um tópico transversal, que envolva diversas entidades ou profissões ligadas de alguma forma aos arquitetos.

Mais informação em http://www.congressodosarquitectos.pt/15congresso/index.htm

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.