Ordem dos Arquitectos lança novo inquérito do Observatório da Profissão

A Ordem dos Arquitectos tem em curso um novo inquérito do Observatório da Profissão, em vigor até 11 de junho, que visa auscultar os diplomados em arquitetura que nunca se inscreveram na Ordem dos Arquitectos, com o intuito de compreender e valorizar a Arquitetura em Portugal.

“A Ordem dos Arquitectos continua empenhada em conhecer a realidade da Arquitetura no nosso país e, nesse sentido, lança agora um novo inquérito, no âmbito do Observatório da Profissão, desta vez destinado exclusivamente aos diplomados em Arquitetura que nunca se inscreveram na Ordem, trabalhem ou não no setor”, lê-se em comunicado enviado à redação.

O objetivo deste estudo passa por conhecer o estado da Arquitetura em Portugal e, com recurso a dados concretos, desenhar o futuro da profissão.

O questionário online, desenvolvido por investigadores do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa, estará em curso até 11 de junho.

“Depois do sucesso alcançado com o resultado muito positivo obtido no inquérito anteriormente realizado que tinha como alvo os membros da Ordem dos Arquitectos, é agora tempo de auscultar também estes profissionais e obter dados da sua realidade e atividade profissional”, refere o mesmo documento.

O presidente da Ordem dos Arquitectos, Gonçalo Byrne, apela à participação de todos os profissionais, bem como à divulgação dos membros junto da sua rede: “Por uma Arquitetura com futuro, contamos com o seu apoio”.

“Depois do sucesso do primeiro questionário aos membros é, pois, agora essencial ouvirmos também aqueles diplomados que nunca se inscreveram na Ordem, percebermos as áreas em que atuam e as suas preocupações para que, juntos, possamos compreender a realidade da profissão, em Portugal, e desenhar perspetivas fundamentadas e eficazes para o seu futuro”, ressalvou o presidente.

As conclusões obtidas nos dois inquéritos serão anunciadas no terceiro trimestre do ano, depois de serem analisados e cruzados os principais dados. De acordo com a Ordem dos Arquitectos, os resultados a apresentar vão facilitar a tomada de decisão e constituir o grande alicerce para o futuro da Arquitetura.

O inquérito pode ser acedido aqui.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.