Obras na piscina da Pasteleira no Porto concluídas em setembro

As obras de beneficiação da Piscina Armando Pimentel, na Pasteleira, no Porto, adjudicadas à empresa RUCE por 1,3 milhões de euros, arrancaram a 18 de março e deverão estar concluídas em meados de setembro, anunciou a autarquia.

Numa nota publicada na sua página da Internet, a Câmara do Porto adiantou que a empreitada, a cargo da empresa municipal GO Porto e que em fevereiro aguardava o visto do Tribunal de Contas, já começou naquele equipamento.

As obras de beneficiação têm um prazo de execução de cerca de seis meses, prevendo-se a sua conclusão para meados de setembro.

Segundo a autarquia, a obra inclui a revisão das instalações técnicas, o reforço das coberturas, a renovação das fachadas, a reparação e substituição de vidros e caixilharias e a reparação de zonas danificadas dos pavimentos.

As áreas exteriores do edifício também vão ser alvo de intervenção, nomeadamente, ao nível dos pavimentos e da colocação de “guardas” nas zonas dos percursos pedonais.

Localizado na Pasteleira e inaugurado em maio de 2000, o equipamento municipal encontra-se encerrado desde 20 de janeiro de 2020 para obras de requalificação e melhoria da eficiência energética, térmica e ambiental.

Depois de em junho de 2021 o primeiro concurso ter ficado deserto, uma vez que a única proposta apresentada “excedia o preço-base do procedimento”, a empresa municipal lançou em setembro um novo procedimento, que foi adjudicado à empresa RUCE por 1.349.480 euros no final do ano passado.

Em abril do ano passado, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, avançou que reabilitação da piscina devia estar concluída no segundo trimestre de 2022.

À data, o autarca explicou que questões de segurança ditaram o encerramento do equipamento municipal, tendo obrigado a uma intervenção “bastante mais profunda e prolongada no tempo”.

“O encerramento deste equipamento foi recomendado pela Proteção Civil, na sequência de um conjunto de problemas que foram detetados ao nível do tanque do mergulho e do abatimento do piso exterior”, esclareceu, na reunião do executivo de 19 de abril.

Tal situação obrigou à elaboração de um estudo de inspeção e diagnóstico do equipamento, tendo-se procedido à elaboração de um projeto para a reabilitação do edifício, após conclusão dos mesmos.

O autarca adiantou ainda que o projeto, que estava a ser desenvolvido pela arquiteta Graça Nieto, autora do desenho inicial, visava não só a reabilitação geral do edifício, mas também um conjunto de melhorias do “layout” existente e, designadamente, ampliação dos espaços.

Todos os balneários serão revistos, o revestimento interior substituído e o ginásio ampliado, permitindo a prática de mais e novas modalidades.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.