Lançado novo concurso para obras em piscina da Pasteleira no Porto

A empresa de obras da Câmara do Porto lançou um novo concurso público, pelo preço base de 1.791.363 euros, para beneficiação da Piscina Eng. Armando Pimentel, na Pasteleira, depois de o primeiro procedimento ter ficado deserto.

O procedimento publicado em Diário da República determina um prazo de execução de 180 dias, devendo as propostas serem entregues até ao 20 de outubro.

Em julho deste ano, a Gestão e Obras do Porto tinha já lançado um primeiro concurso público para beneficiação da infraestrutura situada na Pasteleira, tendo, à data definido o preço base de 1.055.000 euros.

A Câmara do Porto referiu que no âmbito do primeiro concurso, foi apresentada uma “única proposta” que “excedia o preço-base do procedimento”, pelo que o mesmo ficou deserto.

Na sua página oficial, a autarquia assinalou que o equipamento será objeto de beneficiação geral, incluindo o reforço das coberturas, a substituição de tetos, a beneficiação das fachadas, a reparação e substituição de vidros e caixilharias, a reparação em zonas danificadas dos pavimentos, entre outros.

Para além da beneficiação geral das instalações, as áreas exteriores do edifício serão também alvo de intervenção ao nível dos pavimentos degradados e da colocação de guardas nas zonas dos percursos pedonais.

Em abril, o presidente da Câmara do Porto avançou que a reabilitação da piscina Eng.º Armando Pimentel, encerrada há mais de um ano, deveria estar concluída no segundo trimestre de 2022, devendo o concurso para contratação da empreitada ser lançado em maio, o que veio a acontecer a 21 de julho.

Antecipando-se a apresentação de uma proposta de recomendação da CDU que pedia a reabertura daquela infraestrutura, o autarca explicou que questões de segurança ditaram o encerramento do equipamento municipal, tendo obrigado a uma intervenção “bastante mais profunda e prolongada no tempo”.

“O encerramento deste equipamento foi recomendado pela Proteção Civil, na sequência de um conjunto de problemas que foram detetados ao nível do tanque do mergulho e do abatimento do piso exterior”, esclareceu.

Tal situação obrigou à elaboração de um estudo de inspeção e diagnóstico do equipamento, tendo-se procedido à elaboração de um projeto para a reabilitação do edifício, após conclusão dos mesmos.

O autarca adiantou ainda que o projeto, que estava a ser desenvolvido pela arquiteta Graça Nieto, autora do projeto inicial, visava não só a reabilitação geral do edifício, mas também um conjunto de melhorias do layout existente e designadamente ampliação dos espaços.

Todos os balneários serão revistos, o revestimento interior substituído, o ginásio ampliado permitindo a prática de mais e novas modalidades.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/172121584

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.