Obras de 1,3ME para Plano de Mobilidade de Figueiró dos Vinhos

As obras do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável de Figueiró dos Vinhos, investimento de 1,3 milhões de euros, deverão terminar até janeiro de 2023, após ter começado a última empreitada, disse fonte da autarquia.

A terceira e última empreitada deste plano, iniciada no início do mês, inclui a requalificação de quatro ruas e duas praças na vila de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, com o objetivo de melhorar a circulação de pessoas.

“A obra visa melhorar a parte pedonal, para facilitar o acesso e circulação de peões, prioritariamente”, afirmou fonte do gabinete da presidência do município.

Os trabalhos incluem a construção de novos passeios, alargamento e regularização dos existentes, redefinição de lugares de estacionamento, com a criação de novos, eliminação de algumas árvores e substituição por outras colocadas em novos locais, e repavimentação das vias.

“O abate de árvores deveu-se ao facto de algumas espécies já estarem a impedir a circulação de pessoas, mas o número de árvores a plantar é superior ao número a abater”, assegurou.

A mesma fonte acrescentou que “a população ganha maior mobilidade na vila de Figueiró dos Vinhos, nomeadamente em termos de conforto e segurança”.

Segundo informação da Câmara de Figueiró dos Vinhos, “esta intervenção enquadra-se num conjunto de outros projetos de reabilitação da vila de Figueiró dos Vinhos já em curso” noutras ruas.

A ligação destas artérias vai contribuir “para uma ampla melhoria nas condições de circulação pedonal e rodoviária, e da acessibilidade aos serviços públicos e ao comércio do centro da vila, para todos os cidadãos, sobretudo daqueles que têm mobilidade condicionada”.

O Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável de Figueiró dos Vinhos prevê a beneficiação de passeios numa extensão de 1,4 quilómetros e a construção de dois quilómetros de novos passeios.

O investimento é financiado pelo Centro 2020.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.