O edifício e o seu contexto

O excesso de ruído no interior de um edifício, e consequente sensação de incomodidade nos moradores, pode ter como origem o exterior, exemplo do tráfego rodoviário, ferroviário e aéreo, e/ou o interior, resultado da normal atividade que tem lugar numa habitação.

Sendo o ruído do exterior e do interior resultado de ações bem diferentes, é de toda a pertinência, em termos de incomodidade, compatibilizar os dois aspetos. Efetivamente, no interior de um edifício em contexto ruidoso, os ruídos do interior que não são percetíveis podem revelar-se fontes de incomodidade num contexto pouco ruidoso.

Assim, para projetos de edifícios novos ou a reabilitar, o isolamento sonoro a conferir aos elementos da fachada, para reduzir o ruído do exterior, devem ter em conta a qualidade acústica global pretendida para o edifício. Elevados desempenhos para o elemento fachada e requisitos mínimos para os restantes elementos de construção, que separam os fogos, podem originar situações de conflitualidade entre moradores.

No âmbito da reabilitação urbana, é corrente a substituição e melhoria das janelas existentes, para cumprimento dos requisitos térmicos e acústicos. A definição da componente janela deve ter em conta não só as exigências mínimas que a legislação estabelece como a qualidade acústica pretendida, pelo promotor, para o edifício.

REQUISITOS REGULAMENTARES E DE CONFORTO

Para o índice de isolamento a sons aéreos, entre o exterior e o interior dos edifícios de habitação, a legislação estabelece, para o parâmetro D2m,nT,w, as seguintes exigências:

D2m,nT,w = 33 dB, em zonas mistas; D2m,nT,w = 27 dB, em zonas sensíveis; D2m,nT,w = 33 dB, em zonas não classificadas; D2m,nT,w = 36 dB, em zonas em que o ambiente sonoro se caracteriza por níveis de ruído superiores em pelo menos 5 dB(A) aos limites definidos para zonas mistas.

A definição de zonas mistas e sensíveis encontra-se definida no artigo 11.º do Regulamento Geral do Ruído, aprovado pelo Decreto-Lei n.º9/2007, de 17 de janeiro.

À partida, e para cumprimento dos requisitos mínimos legais, as soluções que satisfazem as exigências de conforto térmico também satisfazem os requisitos acústicos.

Casos em que se pretenda janelas de maior desempenho, porque o local de implantação é particularmente ruidoso ou porque se pretende dotar o edifício de conforto acústico acrescido, a definição da solução deve ter em conta os níveis de ruído que caracterizam o ambiente sonoro exterior.

O PROJETO

Para reduzir o ruído proveniente do exterior há que intervir ao nível da fachada e/ou cobertura do edifício, sendo que a cobertura merece particular relevância apenas em situações de exposição a ruído de tráfego aéreo.

Sobre o desempenho da componente envidraçada das fachadas, em termos de isolamento a sons aéreos, este depende essencialmente de dois aspetos: i) definição da solução na fase de execução do projeto; ii) instalação da caixilharia na fase de execução da obra. Considerando o estrito cumprimento da solução projetada, o que nem sempre se verifica, uma instalação deficiente pode anular os objetivos pretendidos. (...)

Artigo publicado na edição nº 92

Odete Domingues, Acústica XXI, Lda

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.