Museu da Língua Portuguesa vai custar quase dez milhões

As obras de construção do Museu da Língua Portuguesa, em Bragança, resultarão da reabilitação dos antigos silos da EPAC. A empreitada deverá começar no próximo mês de novembro e estima-se a sua conclusão para o ano de 2022.

O projeto é assinado pelo ateliê Joaquim Portela-Arquitetos, do Porto, que venceu o concurso de ideias do município.

“Considerado como um equipamento importante para a afirmação da cidade e da região, sobretudo ao nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o projeto (que passará a ser o segundo existente em todo o Mundo) deverá ter um elevado impacto na região e, mesmo, no País não só a nível cultural, mas, também, económico. Assim sendo, estima-se que, em 2025, se verifique um resultado global anual na ordem dos 3,3 milhões de euros”, lê-se em comunicado da autarquia.

O município acredita que este museu pode atrair turistas à região e colocar novas ofertas culturais e educativas ao dispor dos cidadãos, bem como qualificar a oferta do Instituto Politécnico de Bragança, sobretudo em áreas relacionadas com a Língua e Cultura Portuguesas, reforçar a rede de equipamentos culturais do concelho e ainda reabilitar e transformar a área urbana envolvente.

O Município de Bragança lançou um concurso público para esta empreitada com o valor base de 9.400.000 euros. As candidaturas podem ser apresentadas até 16 de julho e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 66 dias a contar dessa data. O prazo de execução do contrato é de 18 meses e o critério de adjudicação é o custo.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/134889289

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.