Município do Seixal aprova adesão ao projeto “Casa 2030”

O município do Seixal aprovou a adesão ao projeto “Casa 2030”, um concurso nacional de ideias destinado a promover a reflexão sobre o que pode ser uma habitação ou um quarteirão no ano 2030.

O projeto, organizado pelo Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico e pela empresa VIVA Domus, visa a aplicação de novas tecnologias na construção de edifícios e um habitat mais sustentável e resiliente.

A autarquia aprovou a atribuição de três mil euros ao Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa para financiamento de três prémios no valor de mil euros cada a atribuir aos vencedores da primeira fase do concurso.

Este projeto tem ainda o apoio das câmaras municipais de Lisboa e Oeiras e das empresas Gaiurb, Rede Nacional de Expressos e Vanguard Properties e conta com a colaboração da Universidade de Aveiro.

Entre os requisitos do projeto está o recurso a sistemas de gestão e produção de energia renovável, isolamento térmico e acústico, gestão e tratamento de águas, além de espaços exteriores como jardins, hortas comunitárias, parques infantis, ecopontos, ciclovias e estacionamento.

As inscrições estão abertas até dia 20 de maio. O concurso é composto por duas etapas: a primeira fase decorre de 28 a 29 de maio 2022 e a segunda fase de 13 de junho a 9 de setembro 2022.

O regulamento pode ser consultado aqui.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.