Misericórdia de Gouveia prevê investir 560 mil euros em obras

A Santa Casa da Misericórdia de Gouveia, no distrito da Guarda, prevê investir 560 mil euros nas obras de ampliação e remodelação do Lar de Idosos, para melhorar as condições dos utentes.

De acordo com um concurso público publicado em Diário da República, o preço base do procedimento da empreitada de ampliação e remodelação do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia tem o valor de 560 860,23 euros e tem um prazo de execução de 240 dias.

Segundo o provedor, Luís Manuel Abreu Mendes, o objetivo do investimento é modernizar a Estrutura Residencial para Idosos, que já completou 25 anos de funcionamento.

Como, na atualidade, “as exigências são outras”, a mesa da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia dialogou com a Segurança Social e decidiu “fazer uma remodelação de todo o espaço interior do lar de Idosos e também ampliar”.

“Nós queremos manter os mesmos idosos. A ideia não é aumentar a capacidade da Estrutura [Residencial para Idosos], é manter os mesmos 50 utentes, mas proporcionar-lhes melhores condições e condições atuais, digamos assim”, justificou o responsável, em declarações à agência Lusa.

Como exemplo, referiu que os atuais cinco quartos triplos da instituição vão passar a duplos e serão construídos novos quartos triplos, com a intenção de disponibilizar preços mais acessíveis para os utentes da região.

No âmbito do projeto, alguns quartos duplos passarão a individuais, o refeitório ficará mais amplo e será criada uma nova sala de convívio.

“O objetivo é alargar [o espaço físico], mas mantendo os mesmos utentes. Na ótica desta mesa administrativa, há que criar melhores condições. Os utentes de hoje não são os mesmos de há 25 anos. Hoje, a internet já começa a ser utilizada por muitos dos nossos utentes. Também temos de criar essas condições. Antigamente, as pessoas não tinham acesso a essas tecnologias e hoje já começam a pedir. Portanto, há que criar melhores condições para os novos utentes”, explicou Luís Manuel Abreu Mendes.

As obras de ampliação e de remodelação do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia vão ser financiadas pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

De acordo com o documento publicado em Diário da República, as candidaturas podem ser apresentadas até 13 de junho, os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 90 dias a contar dessa data e o critério de adjudicação é o preço.

Consulte o anúncio em https://files.dre.pt/cp_hora/2022/05/100/415344213.pdf

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.