Metropolitano de Lisboa lança concurso para construção da linha Violeta

Fotografia: Câmara Municipal de Odivelas

O Metropolitano de Lisboa lançou, a 15 de março, um concurso público internacional para a construção do Sistema de Metro Ligeiro de Superfície entre Loures e Odivelas, também conhecido como Linha Violeta.

Na sessão de lançamento foi assinado o protocolo de colaboração entre o Metropolitano de Lisboa e os dois municípios, que formaliza e reconhece o modelo de contratação pública deste sistema de Metro Ligeiro e a definição de responsabilidades de cada uma das partes envolvidas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, este “é um momento histórico para a mobilidade da zona norte da Área Metropolitana de Lisboa, em especial para Odivelas e os cem mil munícipes do concelho que serão servidos por esta linha”.

O autarca salientou, ainda, que “este investimento traz vantagens para o concelho ao nível do alívio da pressão do território, melhor mobilidade e ligação direta ao Hospital Beatriz Ângelo, maior descongestionamento e oferta de estacionamento, e menor ruído e redução na emissão de CO2 para a atmosfera”.

Este projeto terá um investimento total de 527,3 milhões de euros, dos quais 390 milhões serão financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência e 137,3 milhões de euros pelo Orçamento do Estado.

A Linha Violeta contará com um total de 17 estações e cerca de 11,5 quilómetros de extensão.

No concelho de Odivelas serão construídas oito estações que vão servir as freguesias de Odivelas, Póvoa de Santo Adrião/Olival Basto e Ramada/Caneças, numa extensão total de 5,1 quilómetros.

Já no concelho vizinho serão construídas nove estações que servirão as freguesias de Loures e Santo António dos Cavaleiros/Frielas, numa extensão de 6,4 quilómetros.

“O concelho de Loures é um dos que mais viaturas faz entrar na cidade de Lisboa” e as nove estações permitirão uma nova forma de mobilidade não só para Lisboa como para os circuitos internos do concelho, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, acrescentando, ainda, que em 2023, Loures “foi o segundo concelho que mais passageiros transportou, cerca de 22 milhões”.

As estações terão diferentes tipologias, sendo 12 de superfície, três subterrâneas e duas em trincheira.

Prevê-se que a linha esteja operacional até ao final de 2026.

Consulte o concurso público em https://files.diariodarepublica.pt/cp_hora/2024/03/055/417484437.pdf

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