Mercado do Bolhão: equipa trabalha a estabilização do edifício

Apesar de a obra do Mercado do Bolhão ter a sua conclusão prevista apenas para 2020, já é possível identificar algumas mudanças no edifício.

Neste momento, o edifício está em transição entre o reforço da estrutura e das fundações do edifício e a construção de um piso subterrâneo. Em conjunto, estas são as fases mais complexas e delicadas da obra, após a demolição total de todo o interior do mercado, entretanto já concluída.

A estabilização do edifício é, segundo Filipe Azevedo, administrador da Lucios, uma das empresas envolvidas, uma das principais preocupações dos técnicos. Trata-se de um processo complexo, que envolve a reconstrução de muitas das fundações originais. Temos ainda uma equipa de geólogos a acompanhar todo o processo, por forma a garantir que o edifício se vai manter estável e seguro”, explica o responsável.

De acordo com um comunicado daquela construtora, estão a ser aplicadas mais de 1220 micro estacas para reforço das fundações, através da perfuração do solo e injeção de cimento, perfis metálicos e varões de aço. Após este processo, vai iniciar-se o rebaixamento do piso térreo, destinado à construção de um parque de estacionamento e áreas técnicas para uso exclusivo dos comerciantes. Nesta cave, que servirá também como zona de cargas e descargas, existirá uma zona para aprovisionamento de frescos e balneários para os funcionários.

Seguir-se-á a fase dedicada à caixilharia, vidros e coberturas, orientada pelo objetivo de devolver a autenticidade ao mercado, quer na estética quer nos materiais e respetivos sistemas de produção. Será dada prioridade à reabilitação de estruturas que se encontrem em bom estado.

A fragilidade das cúpulas obrigará também a que sejam intervencionadas. Num primeiro momento, será feita a reabilitação da madeira das estruturas e, posteriormente, o forro e reforço. A cobertura ficará completa com a colocação de xisto e a introdução de uma nova estrutura feita em vidro e zinco. No final, o espaço continuará a céu aberto.

Um milhão de euros para o reforço dos madeiramentos

A cargo da Carmo Wood, a reparação, reforço e consolidação do madeiramento da cobertura, limpeza e tratamento dos elementos existentes, bem como a substituição dos que estiverem degradados, está orçada em um milhão de euros. No forro da cobertura será usada madeira de pinho tratada e madeira de sucupira.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.