Madeira adquire terrenos por 260 mil euros para obras públicas

O Governo da Madeira anunciou a aquisição de nove parcelas de terreno, no valor de 260 840 euros, para construção de várias obras públicas, entre as quais uma estrada no concelho de Câmara de Lobos, zona oeste da ilha.

A decisão foi divulgada em comunicado, após a reunião do Conselho do Governo Regional, liderado por Miguel Albuquerque, que decorreu no Funchal.

Em Câmara de Lobos, o executivo madeirense adquiriu cinco parcelas de terreno, pelo valor global de 134 951 euros, para a “construção da ligação ao Ribeiro da Alforra e Limoeiro”.

Neste concelho, foi ainda adquirida uma parcela para a construção do Campo de Futebol de Formação do Ribeiro Real, pelo valor de 84 856 euros, ao passo que no município da Ribeira Brava, também na zona oeste, foram adquiridas três parcelas, pelo valor de 125 889 euros, para a obra de “regularização e canalização da Ribeira da Tabua”.

O Governo Regional decidiu ainda avançar com a expropriação de uma parcela, pelo valor de 58 040 euros, para a obra de “construção da Escola Básica do 1º Ciclo da Ribeira Brava”.

Entre outras deliberações, o executivo madeirense decidiu autorizar a empresa pública IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira a dar de arrendamento três espaços não habitacionais a duas instituições: Causa Social – Associação para a Promoção da Cidadania, e Associação Casa do Voluntário, no Bairro da Nazaré, localizado no Funchal.

Por outro lado, o Governo Regional decidiu reconhecer de “interesse estratégico” para a região autónoma o projeto designado por “Requalificação e Otimização de Sistema de Regadio da ilha da Madeira”.

O projeto envolve três grandes investimentos: a requalificação da Levada das Cruzinhas, localizada no concelho de Santana, na costa norte; a recuperação da captação da Levada dos Zimbreiros, no concelho da Ponta do Sol, zona oeste; e a requalificação e beneficiação de casas de abrigo dos guardas de canal da empresa pública ARM da Fajã do Penedo, Fajã da Nogueira e Lagoa do Santo da Serra, localizadas respetivamente nos concelhos de São Vicente, Santana (norte) e Santa Cruz (zona leste).

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.