Licenciamentos de construções novas sobem 3,6%

Os fogos licenciados em construções novas aumentaram 3,6 por cento até fevereiro, em termos homólogos, tendo o consumo de cimento recuado 10,3 por cento e as licenças para obras de construção nova ou reabilitação para habitação caído 13,9 por cento.

De acordo com a Síntese Estatística da Habitação, da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), agora divulgada, “no que concerne ao número de licenças para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais, nos primeiros dois meses de 2023 totalizaram 2 897, o que corresponde a uma redução de 13,9 por cento em termos homólogos”.

Já relativamente ao número de fogos licenciados em construções novas, regista-se, no período, um aumento de 3,6 por cento em termos homólogos, para 5 332.

Até fevereiro, os dados da AICCOPN apontam que o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 570 milhares de toneladas, o que traduz uma redução de 10,3 por cento face ao mesmo período de 2022.

No que respeita à evolução do novo crédito à habitação concedido pela banca, aumentou 11,0 por cento nos dois primeiros meses de 2023, face ao período homólogo, perfazendo 2 736 milhões de euros, tendo a taxa de juro implícita no crédito à habitação aumentado 1,74 pontos base em fevereiro, face ao mês homólogo, para 2,53 por cento.

Relativamente ao valor mediano da avaliação de habitação estabelecido para efeitos de crédito bancário, registou um incremento de 12,5 por cento em termos homólogos, em resultado de subidas de 13,7 por cento nos apartamentos e de 9,6 por cento nas moradias.

Analisando em maior detalhe a evolução na região Norte, a AICCOPN aponta um aumento de 6,1 por cento do número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em fevereiro, para 13 690, face aos 12 897 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores.

Destes, 19 por cento eram de tipologia T0 ou T1, 22 por cento de tipologia T2, 49 por cento de tipologia T3 e 10 por cento de tipologia T4 ou superior.

Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 10,3 por cento em fevereiro.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.