Modelação do espaço urbano integra oferta curricular do Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria abriu um curso Técnico Superior Profissional em Sistemas de Informação e Modelação do Espaço Urbano, cujo objetivo é formar profissionais aptos a operar, apoiar a conceção e cooperar no desenvolvimento de aplicações no domínio dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), procedendo ao levantamento, tratamento prévio e manipulação de informação geográfica e sua combinação com outro tipo de informação. Os formandos devem ainda ser capazes de utilizar os sistemas de Informação e Modelação da Construção (BIM) para apoio à modelação de empreendimentos e infraestruturas do espaço urbano ao nível da conceção, projeto, gestão de obra e gestão ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos.

Entre as atividades do curso destacam-se:

  • Desenvolver modelos SIG do espaço urbano.
  • Desenvolver, gerir e atualizar bases de dados geográficas.
  • Planear e desenvolver operações SIG de análise espacial
  • Planear a recolha, processamento e tratamento de informação espacial georeferenciada
  • Apoiar em todas as fases de um empreendimento (concepção, projeto, construção e exploração) aplicando a metodologia BIM.
  • Elaborar e manipular modelos BIM para apoio ao processo de modelação 3D do espaço urbano
  • Elaborar e manipular modelos BIM para apoio à modelação do projeto.
  • Apoiar na orçamentação, no planeamento da construção e na gestão pós-ocupação dos empreendimentos recorrendo aos sistemas BIM.
  • Apoiar na gestão da informação Geoespacial na WEB.

«Os novos desafios aliados às Smart Cities, Internet das Coisas, Web Mapping, manipulação de informação geoespacial, obtenção de imagens com recursos a drones e criação de modelos 3D virtuais, requerem técnicos com competências adaptadas aos novos desafios tecnológicos», afirma Carlos Capela, diretor da ESTG, em comunicado. «O novo TeSP conta com o apoio das empresas da região, que sentem a necessidade de recrutar profissionais com formação específica em Building Information Modelling (BIM) – uma metodologia colaborativa suportada por tecnologia 3D, que virtualiza um edifício ou uma infraestrutura, e incorpora toda a informação existente e gerada ao longo do seu ciclo de vida», esclarece o responsável.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.