Integração de modelos térmicos e mecânicos no projeto da Barragem de Daivões

A barragem de Daivões é um Arco-Gravidade de 78 m de altura máxima sobre fundações que forma parte do complexo hidroelétrico que a Iberdrola está a desenvolver a norte de Portugal na bacia do rio Tâmega. Atualmente, a barragem está praticamente concluída e em fase de enchimento.

Vários modelos numéricos de elementos finitos em 2D e 3D (térmicos, simulando a construção da barragem e o momento da injeção das juntas entre os blocos e mecânicos, simulando os diferentes comportamentos da barragem para as cargas aplicadas antes ou após a injeção) foram realizados nas diferentes fases do projeto, com diferentes alcances e objetivos.

Uma vez finalizadas as obras, com novos dados disponíveis, estes modelos foram integrados e calibrados com os valores fornecidos pela auscultação de forma a conseguir uma melhor abordagem ao comportamento futuro da barragem, principalmente durante o seu enchimento.

O objetivo deste artigo é apresentar o processo de cálculo realizado no projeto da barragem de Daivões, pertencente ao sistema hidroelétrico que a IBERDROLA está a desenvolver na bacia hidrográfica do rio Tâmega, a norte de Portugal.

A barragem de Daivões é uma barragem em Arco-Gravidade, com uma altura máxima entre o coroamento e o ponto mais baixo da fundação de 77,50 m e um comprimento de coroamento de 264,4 m, situada à cota 231.

A técnica utilizada para a aplicação do betão na obra, durante a execução da barragem, consiste na utilização de betonagens refrigeradas. Portanto, ao não existir nenhum elemento exógeno que permita reduzir artificialmente a temperatura da massa do betão durante a construção, é necessário realizar um controle muito exaustivo da situação térmica e da tensão da estrutura. O principal objetivo deste controle é garantir que a temperatura de fecho de juntas é a determinada nos cálculos do projeto, caso contrário, podem ocorrer problemas de tensão no corpo da barragem, geradores de fissuras e problemas posteriores. (...)

Alicia Sigüenza Ibáñez e Luis de la Torre Abietar, Iberdrola Generación, e Carmen María Baena Berrendero Carlos Granell Ninot, Jesús Granell, Ingenieros Consultores SL

Artigo completo na Construção Magazine nº107 jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Barragens'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.