Instalações no INEM no Algarve vão custar quase dois milhões

O município de Loulé lançou um concurso público que visa a construção das instalações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no Algarve. O concurso tem o valor base de 1.800.318,25 euros.

O edifício que irá acolher os serviços regionais do INEM vai ser criado de raiz, na Rua Humberto Pacheco, em Loulé, junto ao nó da A22. As novas instalações vão ser construídas ao abrigo de um contrato de cooperação assinado em maio de 2018 entre o município de Loulé e o INEM, e o anteprojeto foi assinado em julho do ano passado.

Segundo o município de Loulé, o edifício vai localizar-se “naquela que é já designada de ‘cidadela de proteção e segurança do Algarve’,  onde se encontram outros equipamentos como o Quartel de Bombeiros Municipais, o Heliporto, onde está em permanência o helicóptero do INEM, e as futuras instalações do CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro da Autoridade Nacional da Proteção Civil”.

As instalações vão ter um centro de dados, camaratas, refeitório, balneários, Centro de formação, Gabinete da Coordenação Regional, Gabinete de Coordenação de Enfermagem, Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), Centro de Atendimento a Chamadas de Emergência e Gabinete de Apoio ao CODU. No exterior, prevê-se um estacionamento coberto com pontos de carregamento para viaturas elétricas, assim como lugares para parqueamento de bicicletas e motociclos.

De acordo com a autarquia, este novo edifício tem “um âmbito regional” uma vez que irá “servir todo o Algarve, contribuindo para que o INEM possa cumprir a sua missão com mais eficácia”, dando assim garantia de assistência adequada às vítimas de acidente e de doença súbita.

Trata-se de um edifício com três pisos, a edificar num lote de terreno com a área de 2.529 metros quadrados, com uma área de implantação de 548 metros quadrados, uma área de construção de 1.431 metros quadrados, uma área de envidraçados de 363 metros quadrados e uma área de coberturas de 652 metros quadrados.

A empreitada prevê os trabalhos de estruturas e elementos de betão, estruturas metálicas, alvenarias, rebocos e assentamento de cantarias, estuques, pinturas e outros revestimentos, carpintarias, trabalhos em perfis não estruturais, canalizações e condutas em edifícios, redes e instalações elétricas de tensão de serviço até 30 quilovolts, aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração, e por fim as impermeabilizações e isolamentos.

As candidaturas podem ser apresentadas até 12 de julho e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 180 dias a contar dessa data. O prazo de execução do contrato é de 600 dias, o critério de adjudicação é o custo.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/135707104

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.