Inscrições abertas para o Curso BIM

A Universidade do Minho, a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa estão a promover a 12ª edição do Curso BIM, que irá decorrer entre 15 de janeiro e 24 de abril do próximo ano, na modalidade ‘Ensino à Distância’.

O Building Information Modelling (BIM) é um conceito inovador com aplicabilidade na indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção que assenta numa metodologia de partilha de informação entre todos os intervenientes, durante as diversas fases do ciclo de vida de um edifício.

De acordo com a organização do curso, o BIM materializa-se usualmente num modelo digital tridimensional, acessível através de software, que contém dados sobre as suas características geométricas, propriedades e atributos. “Daí advêm várias vantagens para as fases de conceção, projeto e construção, em que são criados novos desafios nas formas de relação entre intervenientes e nas trocas de informação”, lê-se no comunicado divulgado.

“Para a rápida adoção desta metodologia na prática profissional torna-se premente a necessidade de profissionais com competências adequadas à sua aplicação”, lê-se no mesmo documento.

Assim, a formação que é certificada pela Ordem dos Engenheiros e pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho irá decorrer em horário laboral, com a duração de 90 horas, sendo destas 28 horas de formação teórico-prática e as restantes 62 horas de formação prática aplicada.

O programa em detalhe pode ser consultado na página do curso e a inscrição pode ser efetuada através de um formulário disponibilizado online.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.