Impressora 3D de betão constrói casa de dois andares

A maior impressora 3D de betão da Europa “imprimiu” um habitação inteira de dois andares, na Bélgica, numa única “peça”. A casa tem oito metros de altura e tem uma área útil de 90 metros quadrados.

“O que torna esta casa tão única é que a imprimimos com uma impressora 3D fixa de betão”, disse Emiel Ascione, gerente de projetos da Kamp C, empresa responsável pela construção. “Outras casas que foram impressas em todo o mundo têm apenas um andar. Em muitos casos, os componentes foram impressos em uma fábrica e montados no local. Nós, no entanto, imprimimos o edifício numa única peça no local.”

Segundo a empresa, a casa impressa é três vezes mais resistente que uma casa construída com tijolos convencionais de construção rápida. Esta primeira casa servirá como teste, sendo que os investigadores irão verificar se a solidez é mantida ao longo do tempo.

A casa modelo foi projetada para mostrar a tecnologia e o potencial da impressão 3D. “Imprimimos uma saliência, possui paredes muito curvas, diferentes tipos de paredes… Também incorporamos soluções para a ponte térmica tradicional, eliminando completamente as pontes frias”, explicou a empresa. “Desenvolvemos uma casa de baixo consumo energético, com todos os confortos modernos, incluindo aquecimento de chão e teto, painéis solares nas fachadas e uma bomba de calor, e também iremos adicionar um telhado verde”.

O betão incorpora fibras e uma quantidade limitada de malha de arame. Como resultado da tecnologia de impressão usada, a cofragem era redundante, o que permitiu uma economia de cerca de 60 por cento no material, tempo e orçamento.

“A indústria da construção está a enfrentar desafios sem precedentes: devemos reduzir o nosso consumo de materiais e energia, reduzir as emissões de CO2 e o fluxo de resíduos, a procura por moradias de alta qualidade e preços acessíveis está a aumentar, e assim por aí em diante. Na Kamp C, acreditamos que as novas tecnologias, como a impressão 3D em betão, podem ajudar a fornecer uma resposta. Por isso, criamos este local único no nosso espaço, onde as empresas de construção podem experimentar a impressão 3D, junto com instituições de pesquisa e educação”, afirmou a presidente da Kamp C, Kathleen Helsen.

Ao todo, foram necessárias apenas três semanas para “imprimir” a habitação, mas no futuro, a empresa diz que o tempo será reduzido para menos de dois dias.

A construção desta casa fez parte do projeto europeu C3PO, que contou com o financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Com a conclusão da casa, os oito parceiros envolvidos no projeto esperam aumentar o interesse na indústria da construção pelo uso da impressão em betão 3D como técnica de construção.

“A indústria da construção manifestou bastante interesse. A impressão 3D na construção está a aumentar em todo o mundo. Várias possibilidades, incluindo a impressão de moradias provisórias e até de apartamentos completos, estão já a ser implementadas, mas essa tecnologia ainda é muito nova na Flandres [Bélgica]”, sublinhou a presidente da Kamp C, Kathleen Helsen.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.